Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula nega crise no PT e diz que Marina saiu porque quis

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula nega crise no PT e diz que Marina saiu porque quis

Congresso em Foco

20/8/2009 20:16

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

O presidente Lula comentou nesta quinta-feira (20), pela primeira vez em público, a saída da senadora Marina Silva (PT-AC) do partido em direção, provavelmente, ao PV. Em entrevista a rádios do Rio Grande do Norte, Lula tentou negar o óbvio e disse que, mesmo com a saída de Marina, o PT não está em crise no Senado.

“O PT continua forte, com muitas possibilidades. Não vejo crise no partido”, disse Lula, para quem a decisão de Marina, sem comunicação prévia ao presidente da República, foi estritamente pessoal. “Da mesma forma que veio para o PT, ela pode sair do PT. Saiu porque quis sair. Espero que ela tenha sorte e que tudo que planeje dê certo.”

Além de Marina, que deve disputar a Presidência da República pelo PV em 2010, os senadores Flávio Arns (PT-PR) e Aloizio Mercadante (PT-SP), este líder do partido e do bloco de apoio ao governo na Casa, vêm demonstrando descontentamento com os rumos da legenda no Senado. A indisposição teve como estopim os votos petistas que salvaram da degola o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética (leia mais).

Ontem, depois da audiência no Conselho que manteve arquivadas todas os pedidos de investigação contra Sarney, Arns anunciou que deixará a legenda, e Mercadante disse que, em caráter "irrevogável", entregará o cargo de líder da bancada no Senado (leia). O anúncio, feito inclusive no Twitter, contradisse o que havia sido dito pelo próprio petista.  

Mercadante descarta sair da liderança do PT no Senado

Uma conversa entre Lula e Mercadante está prevista para esta noite, mas o senador disse que só aceita o encontro por respeito a Lula pelo compromisso com o governo. Mesmo assim, Lula diz que o partido não está em crise.

O presidente disse ainda que sua relação com Marina, que saiu desgastada do Ministério do Meio Ambiente, em maio de 2008, está acima da questão partidária. "Minha relação com a Marina não muda absolutamente nada. Eu continuo gostando dela, achando [que a senadora é] um quadro extraordinário", declarou Lula, acrescentando que Arns, embora tenha "seus valores", sempre foi "muito encrencado com o PT".

Leia também:
Marina diz em carta que sair do PT foi difícil
Berzoini considera inadequada cobrança da vaga de Marina 
PV anuncia para o dia 30 filiação de ex-petista 
Delúbio Soares distribui revista para voltar ao PT

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Temporão: Câmara vota nova CPMF até o começo de setembro

Psol contesta arquivamento de ações contra Sarney

Mercadante anuncia nesta sexta que deixa cargo de líder

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES