Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/6/2018 | Atualizado às 14:26
[fotografo]Agência Brasil[/fotografo][/caption]Em pesquisa do DataPoder360 divulgada nesta terça-feira (5), o deputado Jair Bolsonaro (PSL) aparece na liderança em todos os cenários testados da corrida eleitoral à presidência. O apoio a ele varia de 20% a 25%, dependendo do cenário. O candidato mais próximo é Ciro Gomes (PDT), que aparece com 11% a 12% das intenções de voto.
Bolsonaro também venceria nas simulações de segundo turno contra todos os competidores. Marina Silva (Rede) é quem chegaria mais perto dele. Segundo a pesquisa, a ex-ministra alcançaria 25% das intenções de voto, contra 35% do opositor.
O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) registrou 8% no levantamento, apesar de ainda não ter sido formalmente apresentado como candidato. Apontado como o possível candidato apoiado pelo ex-presidente Lula na campanha, Haddad está pouco à frente de Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%, e Marina Silva (Rede), com 6%. A margem de erro é de 1,8 ponto porcentual.
O maior porcentual, porém, é de pessoas que não querem votar em nenhum dos candidatos do cenário atual. Os votos brancos e nulos alcançam a marca de 27% a 29% da preferência do eleitorado. Se somado aos indecisos, o montante de votos não definidos para as eleições chega a 40%.
A pesquisa foi feita durante a greve dos caminhoneiros, inicialmente apoiada por Bolsonaro. A liderança dele e de Ciro demonstra, segundo o Poder360, que a população insatisfeita com o cenário atual tende a optar por candidatos mais à direita e à esquerda do espectro político ou não votar.
Os tucanos Alckmin e João Doria aparecem tecnicamente empatados em cenários nos quais são candidatos, oscilando entre 6% e 7%. Alvaro Dias (Podemos) tem 6% e Manuela D'Ávila (PCdoB), 2%.
Fernando Collor (PTC), Flávio Rocha (PRB), Rodrigo Maia (DEM) e Henrique Meirelles (MDB) não ultrapassaram 1% das intenções de voto. Afif Domingos (PSD), João Amoêdo (Novo), Guilherme Boulos (Psol) e Flávio Rabello (PSC) não pontuaram.
A pesquisa do portal Poder360 foi feita entre 25 e 31 de maio, por telefone, com 10.500 pessoas em 349 cidades do país. O nome do ex-presidente Lula, atualmente preso após condenação em segunda instância, não constou do levantamento.
O DataPoder360 divulgou outro levantamento sobre o cenário eleitoral em abril. Na ocasião, os entrevistados podiam optar por Joaquim Barbosa, que alcançava 16% da preferência. O ex-ministro desistiu de entrar na campanha eleitoral. Bolsonaro já estava na liderança, com 22%. Ciro, Marina, Haddad e Alckmin empatavam tecnicamente.
Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil
TENTATIVA DE GOLPE
Entenda em 10 pontos o recurso de Bolsonaro contra a condenação no STF