Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Henrique Fróes e Gabriele Cornelli
31/12/2017 10:00
[fotografo]Reprodução Riotur[/fotografo][/caption]
No fundo da caixa de Pandora
Vejamos como o tema da esperança aparece em outro mito grego: o de Pandora. Forjada pelos deuses para servir de vingança ao roubo do fogo de Prometeu, ela é dada de presente ao irmão desse, Epimeteu. Pandora será responsável por abrir o jarro que continha todos os males que passaram a afligir os seres humanos. Mas, na versão do mito contada por Hesíodo em O trabalho e os dias, Pandora fecha a tampa antes que a esperança pudesse sair, restando sozinha dentro dele.
A interpretação dessa passagem do mito desperta polêmicas até hoje, mas, de acordo com a interpretação do classicista Hermann Fränkel, a tentativa de antecipar eventos imprevisíveis é um elemento crucial da estrutura humana, tendo em vista os males a que ele está sujeito no decorrer da vida e que foram espalhados pela abertura do jarro.
O que caracteriza, no entanto, essa esperança - entendida como essa tentativa de antecipação - é o fato de que ela nunca se realiza, ou seja, nunca se mostra por inteira: é por isso que, na imagem do mito, ela se mantém escondida dentro do vaso.
Assim, a esperança só se renova a cada ano pelo fato mesmo dela nunca se realizar. A cada virada, desejamos mais saúde, sucesso, paz e felicidade, mesmo sabendo, lá no fundo, que o ano que se inicia será, provavelmente, tão ou mais penoso que aquele que se passou. Mas é o próprio fato de nos esquecermos disso que faz com que tenhamos força para encarar de forma otimista o que está por vir. Sejamos, pois, esperançosos, até porque não teríamos como não o sê-lo.
Do mesmo autor:
<< Amizade a toda prova - como um ser vivente, suas feridas devem ser imediatamente cuidadas
Tags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos