O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou, na tarde de hoje (14), à Guatemala. Ele acompanhará a cerimônia de posse do presidente eleito, Álvaro Colom. Ao desembarcar, o Lula foi recebido com honras militares. Um dos presentes durante a cerimônia será o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
Segundo o Itamaraty, a intenção do governo é melhorar as relações com o país caribenho. “A visita se inscreve no contexto do aprofundamento e diversificação do relacionamento do Brasil com a América Central e o Caribe”, diz nota do Ministério das Relações Exteriores (MRE). “As relações [...] tiveram significativa expansão nos últimos anos, com intercâmbio de visitas de chanceleres, de vice-presidentes e de chefes de Estado, nas quais se ampliaram os horizontes da cooperação bilateral.”
Da Guatemala, Lula segue para Cuba. Lá, deve negociar acordos, assim como fez em setembro de 2003, em sua primeira visita. Lula e as autoridades cubanas discutirão a validação dos diplomas cubanos de medicina no Brasil e a produção de álcool na ilha de Fidel Castro. Segundo o Itamaraty, também estão na pauta comércio, investimentos, saúde e recursos hídricos. (Eduardo Militão)