Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. O propósito define o tamanho e o futuro do seu negócio

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

empreendedorismo

O propósito define o tamanho e o futuro do seu negócio

De acordo com estudos da Harvard Business School, nos últimos anos, negócios orientados por um propósito tiveram crescimento de 85%

Congresso em Foco

24/6/2023 13:51

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay
Fernando Cavalcanti * O propósito nos move. É a partir dessa afirmação, que quero começar a falar sobre a importância do seu negócio ter claramente definido, o propósito pelo qual existe. De acordo com estudos realizados pela Harvard Business School, nos últimos anos, negócios orientados por um propósito tiveram crescimento de 85%. Em contrapartida, empresas sem propósito definido, tiveram queda no desenvolvimento, realidade que influencia, diretamente, os profissionais que trabalham nessas organizações. Se um profissional está em uma empresa que não enxerga ou sabe qual a razão para sua existência, como irão entender a diferença e impacto que seu trabalho tem ali? Uma vez que 90% de pessoas que trabalham em empresas com propósito, sentem-se mais motivadas? E não é segredo que quando se tem profissionais engajados, como resultado, vê-se um crescimento e desenvolvimento cada vez mais acelerado do negócio. Tarefas e metas são exercidas com mais dedicação e empenho. O propósito consegue fazer com que as pessoas trabalhem não só com a mente, mas com o coração, afirma a gerência do REA Group, da lista das 25 empresas australianas que mais atraem talentos. Pessoas felizes, sem dúvidas, vão entregar mais. O propósito, de fato, definirá o tamanho do seu negócio, ele norteará onde você quer e vai chegar. É o que faz você ter orgulho da sua marca, a razão pela qual a sua empresa existe no mercado. Ele precisa ser comunicado de forma clara e objetiva, tanto para o público interno, como o público externo. A partir do momento que seu público entende qual o seu compromisso como marca, os resultados vem de forma natural (seja ele no quesito financeiro ou de credibilidade). Tudo que você fizer dentro da sua empresa, será guiado pelo seu propósito, mantendo a uniformidade e incentivando cada vez mais a transformação. Para os consumidores, a confiança também é influenciada pelo propósito. Segundo a PPI Brasil 2021, pesquisa realizada com o objetivo de estimar o valor, impacto e percepção do propósito corporativo e seu nível de influência sobre o comportamento das pessoas (tanto para consumir, quanto para recomendar ou trabalhar em uma empresa), 90% dos participantes relataram confiar em organizações que possuem um propósito, especialmente se alinhados aos seus próprios valores. Grandes marcas são reconhecidas por materializar o propósito tanto em seus produtos, quanto em atitudes, como a Disney, por exemplo. "Fomentar a felicidade" ou "Promover e propagar a felicidade", são sínteses do propósito que norteia as ações da empresa, sínteses que são reconhecidas pelo público da companhia ao associarem, imediatamente, os dizeres à marca. O fato é que hoje estamos em uma constante mudança de comportamento da sociedade, o mundo dos negócios seguirá em contínua pressão global e, principalmente, local. O propósito de uma empresa, mesmo que implícito (com a divulgação ou não divulgação de intenções sociais), continuará influenciando o desenvolvimento do negócio. E não só isso, ele seguirá definindo o modo como a organização é enxergada por toda a cadeia de relações. * Economista, vice-presidente e sócio do NWGroup, tem buscado intensificar o processo de profissionalização e competitividade do grupo, além da inovação para promover impacto positivo na gestão empresarial e financeira, gerando economia de tempo e custos aos clientes atendidos. 
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

empreendedorismo mundo corporativo

Temas

Fórum Economia Opinião País

LEIA MAIS

Economia

Governo anuncia aumento do IOF para ampliar arrecadação em R$ 20 bi

Vídeo

Polícia imobiliza homem-bomba que ameaçava explodir ministério

Vídeo

Homem acompanhado de crianças ameaça explodir bomba em ministério

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REVIRAVOLTA NO SENADO

CCJ aprova fim da reeleição com redução do mandato de senador

2

APOSTAS ONLINE

Saiba quem é o padre Patrick Fernandes, que depõe na CPI das Bets

3

DÍVIDA PÚBLICA

Forças Armadas rejeitam uso de superávits militares para abater dívida

4

ASSISTA AO VÍDEO

"Ela fez pipi": deputado leva bebê "esborne" para discurso na Câmara

5

SENADO

PEC da reeleição: entenda a reviravolta que reduziu mandato de senador

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES