Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
8/8/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 17:32
O leite materno tem tudo o que o bebê precisa, e nenhuma outra estratégia alcança o impacto que a amamentação tem na redução da mortalidade infantil, protegendo a criança contra muitas doenças e infecções. E o Brasil tem feito direitinho essa lição de casa. Tanto que somos também referência mundial em doação de leite materno. De acordo com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), as mamães brasileiras foram responsáveis por aproximadamente 90% da coleta dos mais de 1 milhão de litros de leite doados no mundo nos últimos anos.
O Brasil possui a maior e mais complexa rede do planeta. São 225 Bancos de Leite Humano e 212 postos de coleta, além da coleta domiciliar em vários Estados, com 160 mil litros de leite materno distribuídos anualmente a recém-nascidos de baixo peso.
Amamentar é um ato de amor sem limites. Dou muita a importância a esse ato, por isso sou autora do Projeto de Lei 118/19 para que haja salas apropriadas para amamentação em órgãos e entidades públicas federais. O ideal é que todo local público tivesse o cantinho da amamentação, para que esse momento de sinergia e entrega, entre mãe e filho, fosse tranquilo, pleno e intenso.
Prolongue essa história de amor. Dê o peito, incentive outras mães a amamentarem e vamos manter no Brasil a medalha de ouro de país referência mundial em aleitamento materno.
*Renata Abreu é presidente nacional do Podemos, deputada federal por São Paulo e está amamentando o caçula José, de quatro meses.

Tags
Temas