Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PF indicia 33 parlamentares por máfia dos sanguessugas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PF indicia 33 parlamentares por máfia dos sanguessugas

Congresso em Foco

7/8/2009 23:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_36866" align="alignleft" width="300" caption="Vedoin disse à Justiça que pagava propinas a parlamentares em troca de emendas"]Vedoin disse à Justiça que pagava propinas a parlamentares em troca de emendas[/caption]

Eduardo Militão

A Polícia Federal anunciou nesta sexta-feira (7) o indiciamento de 33 parlamentares, 71 prefeitos e 354 assessores parlamentares, membros de comissões de licitação e terceiros por envolvimento na chamada máfia dos sanguessugas. Segundo a investigação, ambulâncias eram vendidas a prefeituras de todo o Brasil em licitações dirigidas e superfaturadas com a ajuda de emendas de deputados e senadores. A maioria das concorrências era vencida pela Planan, do empresário Luiz Antônio Vedoin, que admitiu pagar propinas aos parlamentares para garantir o negócio.

Os policiais não revelaram os nomes dos congressistas e prefeitos indiciados. Segundo os investigadores, em agosto, foram concluídos 94% dos inquéritos abertos desde a deflagração da Operação Sanguessuga, em maio de 2006.

Os indiciamentos se referem aos crimes de corrupção passiva, tráfico de influência, fraude a licitação, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Em caso de condenação pelo Judiciário, os acusados podem passar de um a doze anos na cadeia. Os inquéritos foram encaminhados ao Ministério Público para que sejam oferecidas denúncias à Justiça e os processos criminais comecem a correr.

Primeiras condenações

No primeiro semestre deste ano, a Justiça Federal do Mato Grosso - onde funcionava a Planam - condenou os primeiros cinco réus do caso, empresários, contadores, ex-assessores parlamentares e agenciadores de "laranjas".  Os réus deveriam ficar de um a quatro anos na prisão, mas as penas foram convertidas em prestação de serviços e pagamento de multas de até R$ 30 mil.

Atualmente, 285 pessoas estão denunciadas pelo Ministério Público. A Justiça Federal de Mato Grosso informou à PF já foram julgados 17 processos. Outras 211 ações ainda estão em tramitação na 2ª Vara Federal em Mato Grosso. Existem outras ações em curso em estados como Rondônia e São Paulo.

Execuções fiscais

Em setembro de 2008, o Congresso em Foco apurou que havia 61 processos, inquéritos e procedimentos administrativos, além das execuções fiscais, somente contra os donos da Planam, Darci e Luiz Antônio Vedoin, e os dois ex-deputados apontados como principais beneficiários do esquema, Lino Rossi (PP-MT) e Nilton Capixaba (PTB-RO).

Com a eclosão do escândalo em 2006, foi criada uma CPI no Congresso. A comissão de inquérito pediu o indiciamento de 72 parlamentares, sendo três senadores. Nas eleições daquele ano, apenas cinco deputados conseguiram se reeleger: João Magalhães (PMDB-MG), Pedro Henry (PP-MT), Marcondes Gadelha (PSB-PB), Wellington Fagundes (PR-MT) e Wellington Roberto (PR-PB).

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

sanguessugas

Temas

Reportagem Corrupção Congresso

LEIA MAIS

Fraudes no INSS

Parlamentares do PDT, partido de Lupi, assinam CPMI do INSS

INCLUSÃO

Deputado com TEA alerta sobre falta de dados sobre autismo no Brasil

LUTO

Autoridades lamentam morte de Sebastião Salgado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SERVIÇO PÚBLICO

Reajuste para servidores federais: quem ganha e quanto vai custar

2

ENERGIA

Veja a íntegra da MP que reforma o setor elétrico

3

Vídeo

Homem acompanhado de crianças ameaça explodir bomba em ministério

4

MEIO AMBIENTE

Saiba como cada senador votou no projeto do licenciamento ambiental

5

CÂMARA

Oposição quer derrubar decreto do governo sobre IOF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES