Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/9/2006 | Atualizado 1/10/2006 às 7:30
O instituto de pesquisas Ibope divulgou ontem (29) uma estimativa da composição partidária para a futura Câmara dos Deputados. Segundo o levantamento, a atual correlação de forças entre as quatro principais bancadas (PMDB, PT, PSDB e PFL) se manterá na próxima legislatura.
Os números revelam que o PT deve eleger um número muito próximo de deputados ao da eleição de 2002. Já o PMDB conquistará mais cadeiras. Os partidos PFL e PSDB, que na atual legislatura são oposicionistas, elegerão bancadas menores, de acordo com o estudo.
Conforme os números do Ibope, os partidos envolvidos nas denúncias do mensalão, tirando o PT, terão sua força reduzida nesta nova legislatura. No entanto, legendas consideradas pequenas como o PV e o PSB tendem a eleger um número maior de deputados do que em 2002.
A estimativa do Ibope aponta que 50 vagas ainda estão indefinidas e elas "não podem ser atribuídas de maneira mais concentrada para qualquer dos partidos".
O Congresso em Foco, em parceria com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), também identificou, com mais riqueza de detalhes, as principais tendências em relação à composição da Câmara dos Deputados que será eleita amanhã. Leia mais (Tarciso Nascimento)
Veja a estimativa do Ibope para a Câmara dos Deputados:
|
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação