Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula foi informado de ação da PF, mas não avisou o irmão Vavá, afirma ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula foi informado de ação da PF, mas não avisou o irmão Vavá, afirma Tarso Genro

Congresso em Foco

17/2/2017 | Atualizado às 19:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 

[caption id="attachment_283633" align="aligncenter" width="576" caption="Tarso diz que avisou Lula da ação da PF"][fotografo]Antônio Cruz/Agência Brasil[/fotografo][/caption]

 

Em depoimento ao juiz Sergio Moro nesta quinta-feira, o ex-ministro da Justiça (2007/2010) Tarso Genro disse que avisou o então presidente Lula sobre uma ação da Polícia Federal contra o seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, alvo da Operação Xeque-Mate - deflagrada para combater esquema de jogos ilegais em Mato Grosso do Sul. Mas o ex-ministro ressaltou que Lula não teria avisado o irmão. "O Tarso, o ministro da Justiça, avisou o presidente da República e não o teu irmão", teria respondido Lula. A informação foi revelada em reportagem de O Estado de S. Paulo.

Tarso depôs como testemunha de defesa de Lula na ação penal aberta contra o ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá. Tarso afirmou que Lula era enfático no sentido de combater a corrupção e relatou a Moro como o avisou o então presidente da ação contra o seu irmão. O ministro chegava de uma viagem ainda na Base Aérea (em Brasília) e encontrou o chefe da Polícia Federal, Paulo Lacerda, e o diretor de Inteligência da Polícia Federal, que o aguardavam. "Olha, ocorrerá uma diligência amanhã pedida pelo Ministério Público e determinada à Polícia Federal na casa de um irmão do presidente, nós queremos lhe avisar", disse Lacerda. Tarso respondeu: "está tudo regular? tem ordem escrita? tem orientação? Então que se proceda". Naquela mesma noite, Tarso avisou Lula, já depois da meia noite. "Presidente, queria lhe informar que amanhã cedo vai ocorrer uma diligência na casa do seu irmão". O presidente perguntou se estava está tudo legal, tudo regular. O ministro disse que sim. "Então, que se proceda essa diligência, te agradeço por informar", respondeu Lula. Na manhã de 4 de junho de 2007, agentes da PF vasculharam a residência de Vavá, em São Bernardo do Campo. Ele foi indiciado por tráfico de influência. Sete anos depois, a Justiça arquivou a investigação. Depois de ter avisado Lula, Tarso ficou sabendo que Vavá foi conversar com o irmão presidente. Teria ocorrido este diálogo: "Ô Lula, tu soubestes antes e não me avisou, eu sei que o Tarso te avisou". "O Tarso, o ministro da Justiça, avisou o presidente da República e não o teu irmão", respondeu Lula, segundo o ex-ministro. Tarso reafirmou que Lula jamais fez qualquer interferência para barrar ações contra atos ilícitos.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Polícia Federal Lula Tarso Genro Sérgio Moro triplex

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

VATICANO

Lula saúda Leão XIV e pede solidariedade contra guerras e intolerância

GOVERNO

Lula sanciona aumento de penas por crimes contra juízes e promotores

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SUCESSÃO DE FRANCISCO

Conclave começa: conheça os 133 cardeais que podem virar papa

2

SENADO

Comissão aprova projeto que facilita recusa de contribuição sindical

3

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Veja como cada deputado votou no projeto que aumenta vagas na Câmara

4

PLENÁRIO DA CÂMARA

Veja quais deputados votaram para suspender ação contra Ramagem

5

SUCESSOR DE FRANCISCO

Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, é o novo papa

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES