Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Rebelião de presos no Amazonas deixa 60 mortos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Rebelião de presos no Amazonas deixa 60 mortos

Congresso em Foco

2/1/2017 15:04

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 

[caption id="attachment_277668" align="aligncenter" width="494" caption="De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, principais facções do Rio e de São Paulo - como o PCC e o Comando Vermelho - se instalaram definitivamente nas cadeias da região Norte"][fotografo]Secretaria de Adm. Penitenciária/AM[/fotografo][/caption]  Uma rebelião que começou na tarde desse domingo (1º) e durou 17 horas no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, o maior presídio do Amazonas, deixou pelo menos 60 mortos. Seis deles foram decapitados e tiveram os corpos arremessados por cima do muro. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do estado, a chacina é o resultado da rivalidade entre duas organizações criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas na região. Essa é maior chacina dentro de uma unidade prisional desde a do Carandiru, ocorrida em São Paulo, em outubro de 1992, quando 111 presos foram mortos pela Polícia Militar de São Paulo.

Um  grupo de detentos sequestrou agentes penitenciários da empresa terceirizada Umanizzare. Em seguida, dominou 74 outros presos da unidade e passou a executá-los. A Secretaria de Segurança Pública informou que a chacina foi provocada por uma disputa entre presos que pertencem a duas organizações criminosas rivais que disputam o mercado de drogas e outras atividades ilícitas no Estado.  A polícia identifica essas facções pelos nomes de Família Dio Norte (FDN) e o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Segundo a polícia do Amazonas, a Família do Norte domina o tráfico de drogas no interior do presídio e é aliada do Comando Vermelho, do Rio de Janeiro. Investigações feitas pela polícia desde 2015 revelam que os líderes dessa facção são suspeitos de ter matado integrantes do PCC. A rebelião desse domingo, ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, revelou que as mais organizadas facções do Rio de Janeiro e de São Paulo - como o PCC e o CV - se instalaram definitivamente nas cadeias da região Norte. O Ministério da Justiça informou, em nota, que o governo estadual deve utilizar parte dos R$ 44,7 milhões de repasse que o Fundo Penitenciário do Amazonas recebeu do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) na última quinta-feira (29) para reparar os estragos na unidade. Mais sobre Amazonas Mais sobre sistema prisional
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures PCC Comando Vermelho Amazonas carandiru chacina Anísio Jobim

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

No primeiro dia de trabalho, Doria posa de gari e Crivella doa sangue

CNH ganha novo visual e mais itens de segurança a partir desta segunda

Com reforma, 4 milhões de pensionistas poderão ganhar menos que um salário mínimo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Turismo

Governo define regras para check-in e limpeza de hospedagens

2

Bahia

Câmara municipal de Salvador aprova programa contra a "cristofobia"

3

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

4

MEMÓRIA

PL da Anistia enfrenta conjuntura oposta à de 1979; entenda diferenças

5

Direitos Aéreos

Audiência pública debate acessibilidade no transporte aéreo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES