Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Rede PT de Comunicação

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Rede PT de Comunicação

Congresso em Foco

13/7/2005 17:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

 

Sônia Mossri


O secretário de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, prepara a criação de uma grande rede de emissoras de rádio e de televisão comunitárias para divulgação de programas e ações do governo Lula. A idéia é formar uma mídia alternativa à grande imprensa e emissoras comerciais.

Faz parte da proposta regularizar e dar novas concessões para que haja no país pelo menos 8 mil rádios comunitárias. Gushiken é um crítico feroz do modo como a grande imprensa trata o governo Lula. No Palácio do Planalto, avalia-se que importantes realizações do governo são totalmente ignoradas pelos grandes jornais e redes de TV.

Além disso, o governo pretende criar TVs comunitárias em todo o país, o que não está previsto atualmente na legislação do setor de comunicações. Hoje, temos previsão de TVs comunitárias apenas nas TVs a cabo.

Uma das propostas é apoiar dois projetos de lei em tramitação na Comissão de Ciência e Tecnologia e Informática da Câmara.

Os dois projetos - um de autoria do deputado Fernando Ferro (PT-PE) e outro do deputado Edson Duarte (PV-BA) – regulamentam as atividades das TVs comunitárias. Esse sistema funcionaria na faixa operada usualmente pelas emissoras de TV aberta.

As TVs comunitárias teriam potência máxima de 250 watts e altura máxima de 30 metros para a antena, o que, segundo especialistas, permitiria, na melhor das hipóteses, atingir um raio de pouco mais de 20 km.

Pelos projetos dos deputados, o Ministério das Comunicações colocaria um mínimo de dois canais nas freqüências VHF e dois nas freqüências UHF para as TVs comunitárias em cada localidade.

Um dos pontos mais polêmicos dos projetos em tramitação no Congresso é a autorização para que as TVs comunitárias possam vender espaços publicitários, respeitando o limite de 10% da programação.

Concessão

Se depender dos senadores, o processo de concessão de rádios comunitárias vai ficar mais fácil. O presidente da Comissão de Educação do Senado, Osmar Dias (PDT-PR), pretende apresentar projeto de emenda constitucional determinando que a concessão seja feita pelo governo, sem a necessidade de análise do Congresso.

O exame de concessões de rádios comunitárias, alega Osmar Dias, sobrecarregaria os trabalhos da Comissão de Educação do Senado. Apenas nas últimas três semanas, por exemplo, a comissão aprovou mais de 500 outorgas e renovações de concessões de rádios comerciais, rádios comunitárias e TVs.

Quatro instâncias no governo lidam com as concessões: o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira; o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo; o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu; e o ministro Luiz Gushiken.


Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

PFL na Justiça contra liberações

Preocupação nas grandes redes

Lobby contra nova mídia do PT

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES