Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/9/2009 19:51
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta segunda-feira(14) que o governo deve encaminhar ao Congresso, ainda nesta semana, o projeto que taxa cadernetas de poupança com saldo superior a R$ 50 mil. À Agência Brasil, o ministro afirmou que 99% das poupanças não serão afetadas com a medida, e que não haverá tributação caso a única fonte de renda da pessoa seja a poupança.
Pela proposta, os rendimentos acima de R$ 50 mil serão taxados em 20% sempre que a taxa básica de juros (Selic) ficar abaixo de 10,5%. Segundo o governo, o objetivo da medida é evitar uma migração em massa de grandes investidores para a poupança quando as taxas de juros estiverem relativamente baixas (cenário que atrai investidores para a poupança). Atualmente a Selic está em 8,75%.
Caso a matéria seja aprovada ainda neste ano pelo Congresso, a medida entrará em vigor já a partir de 2010. Dessa forma, os bancos terão de repassar à Receita Federal informações sobre as aplicações por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Temas
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Comissão aprova aposentadoria especial para supervisores pedagógicos
ESQUEMA DE ESPIONAGEM
ESQUEMA DE ESPIONAGEM
De Moraes a Cláudio Castro: a lista dos monitorados pela Abin paralela
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO