Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PF apreende jatinhos de banqueiros

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PF apreende jatinhos de banqueiros

Congresso em Foco

22/6/2012 11:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Leandro Mazzini Leandro Mazzini

Banqueiros perdem jatinhos
São de banqueiros e investidores da Bovespa os aviões apreendidos pela PF na Operação Pouso Forçado, nos hangares de Congonhas, Jundiaí e Campinas. Marcelo Kalim, um dos sócios do BTG, e Gilberto Sayão, da Vinci Partners, podem perder os dois Gulfstream G450. Um dos donos do Banco Tendência, Leo Kryss teve apreendido seu G550. Todos avaliados, cada um, em US$ 50 milhões. Eles sonegaram impostos de importação, e a Receita Federal pode arrestá-los e levá-los a leilão.

O Gulfstream G450, avião apreendido na Operação Pouso Forçado, da Polícia Federal

Contrabando aéreo
Além do risco de perderem os jatinhos, por serem produtos ‘contrabandeados’, os executivos pagarão multas que chegam a um terço do valor do avião.

Pelos ares
Cinco outros jatinhos estão ‘foragidos’ no exterior, façanha usada esporadicamente pelos donos para esquentar os registros. A PF só espera os pilotos voltarem.

Drogas
Pelo menos 400 projetos de políticas sobre drogas estão entre a tramitação lenta ou a gaveta da Câmara dos Deputados e do Senado.

Afinação suprema
Estão afinadíssimos os ministros José Eduardo Cardozo, da Justiça, candidato ao Supremo Tribunal Federal, e Luiz Fux, da corte. Fux é o padrinho da candidatura do petista, ainda discreta. Foi Cardozo quem anunciou a Fux, dentro de seu gabinete no ministério, que ele seria o ministro escolhido pela presidente Dilma para o STF.

Sumiço
O deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) sumiu da CPI nas últimas duas semanas. Concentrou-se em sua defesa no Conselho de Ética, acusado de ligações com o araponga Dadá. E depois viajou para Israel pela Comissão de Segurança.

PMDB-PSDB
São boatos sobre Teresa Surita ser substituída pelo PMDB na candidatura em Boa Vista (RR). A chapa PMDB-PSDB, tendo como vice Marcelo Moreira, está valendo, dizem aliados dos dois lados. Não haverá qualquer intervenção.

Tô braba
Dilma está brava com as ONGs e mídia estrangeiras que propalam fracasso da Rio+20. Empurram a culpa para o Brasil sem citar a incompetência de presidentes europeus.

O óbvio
PF e Justiça se perguntam se Cachoeira sabia da operação Monte Carlo. Obviamente. Fez sumir dias antes o principal homem-bomba, seu contador, até hoje foragido.

Vovó Mafalda
Consultora da coluna, Vovó Mafalda, que é pateta mas não boba, diz que o TCU deveria sondar o BNDES sobre o financiamento para empreiteiras amigas do governo na África, antes que a PF faça um estrago. Por aqui.

Da prateleira
A filha do ex-vice governador do Rio Eri Ribeiro, dono da fazenda onde haveria fornos crematórios para sumiço de corpos de militantes de esquerda, tenta na Justiça tirar de circulação o livro Memórias de uma guerra suja, da Topbooks.

Cadê?
O governo está com dificuldades no programa de acolhimento de viciados em crack. Não deu certo o edital de chamamento da Saúde para unidades de tratamento. A contrapartida para prefeituras é alta demais, reclama o deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL).

Panorâmica
Carimbão, relator do programa de políticas sobre drogas, viajou em 2011 e até o mês passado por 18 países e pelas 27 capitais do Brasil para conhecer políticas de tratamentos de viciados. Garante que o problema é de segurança, não saúde pública.

Bastidores
O Instituto Cultural ESPM lança na terça, em São Paulo, o livro Tempo de Gangorra, de Saïd Farhat, ex-ministro da Comunicação do governo João Figueiredo.

Wanted
Procuram-se Fernando Cavendish, dono da Delta, e o contador de Cachoeira, Geovani Pereira, mais vistos em Paris e Miami, respectivamente.

Ponto Final
No Paraguai, até processo de impeachment parece falsificado.

Com Gilmar Correa e Marcos Seabra

[email protected] . www.colunaesplanada.com.br . Twitter @leandromazzini

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Prêmio Congresso em Foco 2025

Última parcial! Veja os mais votados do Prêmio Congresso em Foco 2025

2

VOTAÇÃO POPULAR

Votação do Prêmio Congresso em Foco 2025 ultrapassa 1 milhão de votos

3

Soberania nacional

Bolsonaro agora é alvo de lei que ele mesmo sancionou em 2021

4

Sanções

Partidos repudiam sanções dos EUA contra STF e defendem soberania

5

SAÚDE PÚBLICA

Fibromialgia passa a ser reconhecida em lei como deficiência

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES