Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Cumbica e Galeão estão abertos ao contrabando, diz TCU

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Cumbica e Galeão estão abertos ao contrabando, diz TCU

Congresso em Foco

22/5/2012 10:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Leandro Mazzini Leandro Mazzini

No Galeão, proporção anual é de 30.067 passageiros por auditor da Receita

Os dois maiores aeroportos do país para voos internacionais, o Galeão, no Rio, e o Cumbica, em Guarulhos, estão com as portas escancaradas para o contrabando de mercadorias. É o que mostra relatório inédito do Tribunal de Contas da União, ao qual a coluna teve acesso. O motivo é a falta de pessoal da Receita Federal. Em Cumbica (46 servidores), a relação é de 112.831 passageiros por auditor, por ano. No Galeão (52 servidores), é de 30.067 por auditor/ano. De 2003 a 2011, houve redução de 9% do quadro de auditores em Cumbica, e aumento de 64% de passageiros. No Rio, a redução foi de 29% do quadro, e o número de passageiros de voos internacionais subiu 89%.

Portal dos sacoleiros

Existe evidente “perda de arrecadação sobre bens tributáveis e multas, além de deficiência para proteger o mercado interno”, diz o relatório.

Prezada presidente

Galeão e Cumbica concentram 83% dos passageiros de voos internacionais. O relatório será entregue à presidente Dilma, à Infraero, à PF, à Anac e ao Ministério da Justiça.

Fator idade

O TCU constatou que a avançada idade dos auditores contribui para a fiscalização frouxa: só no Galeão, 56,1% têm mais de 51 anos: “o aumento de licenças médicas, dificuldades de adaptação aos avanços tecnológicos e demais dificuldades físicas decorrentes da idade avançada dos fiscais” pioram o cenário.

Solução

Para resolver isso até 2014, com a Copa, o TCU indica a contratação de mais 624 auditores fiscais e 767 analistas tributários. Ou concurso para 1.440 assistentes técnicos aduaneiros, para apoio na triagem nas bagagens.

Aviação regional

E a aviação regional tenta decolar. As comissões de Viação e Transportes e de Turismo da Câmara realizarão audiência pública para discutir o setor. Pressão da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional.

Vacinado

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) foi vacinado contra a gripe na última sexta, no posto de saúde do Senado. E pulou fora dali logo.

Cu$to Bra$il

Este ano, o brasileiro trabalhará até o dia 29 de maio só para pagar impostos, taxas e contribuições, revela o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário.

Ecos da ditadura

Camilo Cola acionou seus advogados e vai processar o ex-delegado Cláudio Guerra, da polícia capixaba. Até que se prove o contrário, não colou a revelação dele no livro ‘Memórias de uma guerra suja’, de que Cola financiou ações clandestinas militares.

Outro lado

Ele acusa Cola também de encomendar a morte do jornalista José Roberto Jeveaux, dono de O Povão, que desapareceu nos anos 80. “Elas (as declarações) são sem pé nem cabeça, inverossímeis, ilógicas”, diz Cola, dono dos ônibus Itapemirim.

Para piorar

O próprio governo dá a notícia ruim: por resolução ministerial, o preço da saca da semente de milho subiu para R$ 25. Os agricultores nordestinos já amargam prejuízos com a seca e o novo preço inviabiliza a nova safra.

Toga quente

Começou campanha de aliados para a ministra Eliana Calmon, do STJ, ser reeleita corregedora do Conselho Nacional da Justiça. Não há impedimento legal, mas ela anda incomodando muita gente que deve.

Turma do passeio

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara listou 50 deputados que querem participar da Conferência Rio +20. O problema é que não há hotel para eles.

Além-futebol

Brasília saiu na frente. Empresas do show biz de eventos internacionais procuraram o governo do DF para usar o futuro Estádio Nacional após 2014.

Ponto Final

Fica, Eliana!

Com Gilmar Correa e Marcos Seabra

[email protected]
www.colunaesplanada.com.br
twitter @leandromazzini

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Nos jornais: presidente da CPI emprega assessora fantasma no Senado

Procurador ameaça não votar em Janot por causa do relatório

Afastamento de procuradora abre polêmica no MPF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES