Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Uma sugestão para enfrentar a crise no sistema penitenciário

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Uma sugestão para enfrentar a crise no sistema penitenciário

Congresso em Foco

27/1/2017 | Atualizado às 16:21

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Curt Nees * [caption id="attachment_280464" align="alignright" width="384" caption="Superlotação é um dos diversos problemas que o sistema penitenciário brasileiro precisa resolver"][fotografo]Wilson Dias/Agência Brasil[/fotografo][/caption]
Segundo a Wikipédia: "As penitenciárias federais do Brasil, cada uma com capacidade para 208 presos, apresentam o que há de mais moderno no sistema de vigilância em presídios, como equipamentos que identificam drogas e explosivos nas roupas dos visitantes, detectores de metais, câmeras escondidas, sensores de presença, entre outras tecnologias. Cada preso é confinado em celas individuais, sendo monitorado 12 horas por dia, por um circuito de câmeras em tempo real.  Inicialmente, foi prevista a construção de cinco estabelecimentos prisionais no Brasil:
- Penitenciária Federal de Catanduvas - Paraná (inaugurada em 23 de junho 2006) - Penitenciária Federal de Campo Grande - Mato Grosso do Sul (inaugurada em 21 de dezembro de 2006) - Penitenciária Federal de Porto Velho - Rondônia (inaugurada em 19 de junho de 2009) - Penitenciária Federal de Mossoró - Rio Grande do Norte (inaugurada dia 3 de julho de 2009) - Penitenciária Federal de Brasília - Distrito Federal (em construção)." Primeiramente, fica claro que os cinco presídios foram erguidos nas administrações do PT, com Lula e Dilma. Imagino que o mínimo feito, pelos então presidentes, foi uma planta de engenharia, única, ou seja, sem a necessidade de uma projeto para cada presídio. Se não foi feito dessa forma, já estava errado, à época. Independente desta colocação, penso que devemos dar um voto de confiança ao governo Temer, que prevê a construção de mais cinco até o final de 2017. Tomara que busquem uma planta de um dos presídios já construídos, economizando-se, dessa maneira, tempo e custos com projeto. Até porque a capacidade de cada um é sempre a mesma: 208 presos. Ficamos na torcida para que sejam feitos processos de licitação. Que não venham com o tal 'regime de urgência' - para a dispensar concorrência e depois usar os tais 'aditivos'. Fica a sugestão, Temer.
* Publicitário, residente em Jaraguá do Sul (SC)
Outros textos de Curt Nees
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

pictures Lula Crise Dilma presidiários sistema penitenciário Fórum Temer superlotação crise brasileira

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

"Tumultua a vida", diz ministro sobre relatoria de processos como Lava Jato

Do dogmatismo petista ao messianismo liberal

Marcelo Odebrecht será ouvido por assessores de Teori

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES