Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
16/10/2006 20:39
Os presidentes do PSDB, PFL e PPS vão pedir amanhã que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) investigue as pessoas acusadas de tentar abafar as investigações sobre a origem dos R$ 1,7 milhão que seriam usados por pessoas ligadas ao PT para comprar, às vésperas do primeiro turno, um dossiê contra candidatos tucanos.
O pedido será anexado à investigação judicial já aberta pelo TSE para apurar se houve crime eleitoral na compra dos documentos. Um dos acusados de participação na "operação abafa" é o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
Segundo reportagem publicada na revista Veja desta semana, o ministro orientou a postura de envolvidos no episódio - entre eles o ex-assessor especial da Presidência Freud Godoy - para evitar que o escândalo atingisse a candidatura do presidente Lula à reeleição.
"Pedimos não só que sejam investigados todos os envolvidos, desde o delegado que foi afastado, ao carcereiro e os delegados que estavam de plantão, como o envolvimento do ministro da Justiça servindo de intermediário de toda essa artimanha que foi colocada para blindar o senhor Freud", disse o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissatti (CE).
Em entrevista ao Jornal Nacional desta segunda-feira, Bastos defendeu-se das acusações e afirmou que a Polícia Federal está agindo no caso do dossiê "com a mesma isenção das 300 operações feitas pela PF nos últimos quatro anos".
Os três partidos vão pedir também que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Congresso acompanhem o trabalho da PF para garantir a isenção das investigações. "Vamos visitar a OAB amanhã para que acompanhe todas as investigações do dossiegate. Temos a informação que [a origem dos R$ 1,7 milhão] é claramente sabida, mas que está sendo protelada por orientação do governo", disse Tasso.
Temas
Projeto antifacção
Relatório de Derrite prevê endurecimento no combate ao crime
Previdência Militar
Deputado propõe aposentadoria integral para policiais e bombeiros