Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PSB quer emplacar Paulo Câmara em cargo estratégico no Nordeste

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Novo governo

PSB quer emplacar Paulo Câmara em cargo estratégico no Nordeste

Na avaliação do partido, a legenda ganhou força com o vice Geraldo Alckmin e pode conquistar outras posições importantes.

Congresso em Foco

23/12/2022 15:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Paulo Câmara é governador de Pernambuco e auditor do Tribunal de Contas do estado. Foto: Wagner Ramos/SEI

Paulo Câmara é governador de Pernambuco e auditor do Tribunal de Contas do estado. Foto: Wagner Ramos/SEI
  O PSB quer ampliar seus espaços de poder em posições estratégicas na região Nordeste no novo governo do presidente Lula (PT). O partido do vice-presidente Geraldo Alckmin disputa o comando de empresas e autarquias como Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), além do Banco do Nordeste (BNB). Essas empresas têm forte capital político na região ao tratar de temas que vão desde o abastecimento de água até o financiamento de grandes e médios empreendimentos. Para esses espaços, está sendo colocado à disposição o nome do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que deixa o cargo no final deste ano. "Ele pode ser aproveitado como técnico competente [auditor concursado do Tribunal de Contas de Pernambuco]. Não descartamos a participação dele no governo. Hoje, ele não seria ministro, mas está no jogo. Ele pode compor em espaços regionais, nessas autarquias e empresas estratégicas do governo no Nordeste. Lula vai precisar quadros com o perfil [técnico] dele", disse um integrante do PSB ao Congresso em Foco, em reserva.

Partido ganhou força

Na avaliação do partido, a legenda ganhou força com o vice Geraldo Alckmin e pode conquistar outras posições importantes. Internamente, o comando nacional da legenda, que tradicionalmente é de Pernambuco, avalia que os espaços conquistados com Márcio França (Portos e Aeroportos), Flávio Dino (Justiça), Tadeu Alencar (Secretário Nacional de Segurança Pública) e o próprio Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) contempla todas as forças internas do PSB, sem gerar atritos internos. "O PSB de São Paulo ganhou força com o vice [Geraldo Alckmin]. Isso estava bem claro. Para essa composição, houve diálogo com o PSB de São Paulo e Pernambuco", disse outro socialista. Mais um entendimento no partido: o ministério da Justiça, com o senador eleito Flávio Dino, é muito mais uma escolha pessoal de Lula do que um espaço partidário. "Não espere que o partido terá indicações apenas de São Paulo", garantiu. "O diálogo com Flávio Dino no PSB é bom. Ele trouxe Tadeu Alencar, tentou indicar o secretário do governo do Espírito Santo [Edmar Camata, para a PRF]. A indicação dele para a política penal é um quadro de Geraldo Alckmin [Augusto de Arruda Botelho para a secretaria Nacional de Justiça]. O mesmo dessa condução espera-se de Márcio França e de Alckmin", completou. "O tamanho que o PSB está tendo em termos de ministério, no governo Lula, talvez seja o maior em tamanho que o partido já teve. É maior do que com Lula [nos dois governos anteriores] e o de Dilma. O máximo foi Portos e Aeroportos [governo Dilma]", comemorou, ao esquecer outra pasta, a da Integração Nacional, chegou a ficar nas mãos do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que na época era do partido.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PSB paulo câmara Luiz Inácio Lula da Silva Novo governo Diário da Transição governador de pernambuco

Temas

Congresso Notícia

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Com deputado expulso do PL, Mesa Diretora pode mudar de formação

Câmara dos Deputados

Quem é Antônio Carlos Rodrigues, expulso do PL por defender Moraes

Câmara dos Deputados

Saiba quais deputados mais apresentaram projetos de lei em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES