Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Roriz leva militantes ao Senado para se filiar ao PSC

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Roriz leva militantes ao Senado para se filiar ao PSC

Congresso em Foco

30/9/2009 17:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_36981" align="alignleft" width="300" caption="Ex-peemedebistas, Mão Santa e Roriz agora são do PSC"]Ex-peemedebistas, Mão Santa e Roriz agora são do PSC[/caption]

Fábio Góis

O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz formalizou há pouco sua filiação ao PSC, na liderança do partido no Senado. Acompanhado de cerca de 50 militantes, Roriz foi recebido por deputados e pelo terceiro secretário da Casa, Mão Santa (PSC-PI), que aderiu à legenda na última quarta-feira (30). Os dois deixaram o PMDB para poder disputar as eleições de 2010.
 
Os partidários de Roriz movimentaram a rotina do Senado, com palavras de ordem que tiravam servidores de suas salas - muitos deles incomodados com o barulho e os gritos de apoio ao ex-governador. "Roriz, de novo, governador do povo!", entoava a claque, o que deu caráter de ato político-eleitoral à filiação.

Cercado de seguranças, assessores e eleitores, Roriz respondeu a algumas perguntas de jornalistas. "Até hoje, eu estava recolhido. Entretanto, estamos em primeiro lugar nas pesquisas", disse o ex-senador pelo PMDB. "Estou iniciando a campanha hoje. Agora é que vou para as ruas, na medida em que as leis eleitorais me permitirem."

O Congresso em Foco perguntou como ele recebia a rejeição de parte significativa da população do Distrito Federal, principalmente entre o eleitorado com maior nível de escolaridade. "Não existe [rejeição]. Pelo contrário, eu tenho maioria. Tem região que eu tenho 80% de aprovação [sic]", rebateu Roriz. 

Governador do Distrito Federal por quatro vezes, Roriz é, segundo as pesquisas eleitorais mais recentes, o mais forte candidato ao cargo. Sua candidatura, porém, enfrentava a resistência dos peemedebistas hoje próximos ao governador José Roberto Arruda (DEM). A perda de espaço no PMDB o levou a deixar o partido no último dia 16 (leia mais).

Em julho de 2007, Roriz renunciou ao mandato de senador após ter sido flagrado em escutas telefônicas negociando a partilha de R$ 300 mil com o ex-presidente do Banco de Brasília Tarcísio Franklin.    

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Toffoli se emociona com elogios do líder do PSDB

Meirelles vai para o PMDB, mas fica no BC até março

Conheça a íntegra da minirreforma eleitoral

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

4

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

5

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES