Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/9/2009 17:57
[/caption]Fábio Góis
O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz formalizou há pouco sua filiação ao PSC, na liderança do partido no Senado. Acompanhado de cerca de 50 militantes, Roriz foi recebido por deputados e pelo terceiro secretário da Casa, Mão Santa (PSC-PI), que aderiu à legenda na última quarta-feira (30). Os dois deixaram o PMDB para poder disputar as eleições de 2010.
Os partidários de Roriz movimentaram a rotina do Senado, com palavras de ordem que tiravam servidores de suas salas - muitos deles incomodados com o barulho e os gritos de apoio ao ex-governador. "Roriz, de novo, governador do povo!", entoava a claque, o que deu caráter de ato político-eleitoral à filiação.
Cercado de seguranças, assessores e eleitores, Roriz respondeu a algumas perguntas de jornalistas. "Até hoje, eu estava recolhido. Entretanto, estamos em primeiro lugar nas pesquisas", disse o ex-senador pelo PMDB. "Estou iniciando a campanha hoje. Agora é que vou para as ruas, na medida em que as leis eleitorais me permitirem."
O Congresso em Foco perguntou como ele recebia a rejeição de parte significativa da população do Distrito Federal, principalmente entre o eleitorado com maior nível de escolaridade. "Não existe [rejeição]. Pelo contrário, eu tenho maioria. Tem região que eu tenho 80% de aprovação [sic]", rebateu Roriz.
Governador do Distrito Federal por quatro vezes, Roriz é, segundo as pesquisas eleitorais mais recentes, o mais forte candidato ao cargo. Sua candidatura, porém, enfrentava a resistência dos peemedebistas hoje próximos ao governador José Roberto Arruda (DEM). A perda de espaço no PMDB o levou a deixar o partido no último dia 16 (leia mais).
Em julho de 2007, Roriz renunciou ao mandato de senador após ter sido flagrado em escutas telefônicas negociando a partilha de R$ 300 mil com o ex-presidente do Banco de Brasília Tarcísio Franklin.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime