Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Cesar Maia e José Dirceu comentam debate

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Cesar Maia e José Dirceu comentam debate

Congresso em Foco

20/10/2006 | Atualizado às 11:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Por meio de seu ex-blog, o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (PFL), analisou hoje (20) o debate entre os presidenciáveis Geraldo Alckmin (PSDB) e Lula (PT), transmitido ontem à noite pelo SBT. Na sua avaliação, "Lula e Geraldo inauguraram uma nova forma de debate: dois monólogos paralelos".

Cesar Maia avaliou que Alckmin venceu o debate. Para ele, o tucano foi menos agressivo e impediu que Lula explorasse o tema violência em São Paulo. O prefeito do Rio observou que o presidente-candidato Lula já recebeu tudo escrito para ler. "E ele lê mal. Embrulhou tanto os números que ninguém entendeu nada. E quando improvisava era uma tragédia, como no caso da agricultura".

O pefelista ressaltou que, embora Alckmin tenha se saído melhor, "do ponto de vista eleitoral, tanto fez, tanto faz. Se não há a bala de prata, fica por isso mesmo. Quem ia votar em um ou outro continua votando". 

"Lula foi melhor"

Já o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu afirmou hoje (20), em seu blog na internet, que o presidente Lula "foi muito bem no debate de ontem à noite no SBT". Segundo o ex-deputado, Lula adotou uma estratégia adequada "de mostrar as realizações de seu governo ao mesmo tempo em que discutia propostas para o país".

Zé Dirceu acredita que o petista conseguiu provar com número que conseguiu reduzir a desigualdade e melhorar a distribuição de renda. "Seu governo dobrou o poder de compra do salário mínimo, que agora equivale a 2,3 cestas básicas, tirou 19% dos brasileiros da situação de miséria, democratizou o acesso à universidade, fez o Bolsa Família chegar a 11 milhões de famílias, levou energia elétrica a quase 5 milhões de pessoas".

O ex-ministro da Casa Civil disse que Geraldo Alckmin mudou de estratégia no debate e se mostrou menos agressivo. "A estratégia dele de ser agressivo deu errado no primeiro debate e por isso mesmo ele mudou. Não era mais um 'Mike Tyson', embora mantivesse alguma agressividade. Lula também, em alguns momentos, embora em ambos os casos seja possível dizer que eles foram, na verdade, incisivos em suas participações".

Zé Dirceu afirmou que o formato do debate não ajudou, "porque em vez de perguntas os candidatos faziam colocações e o outro comentava". O ex-deputado observou que Lula tropeçou na hora de falar sobre os recursos para irrigação e saúde, "embora neste último caso tenha voltado ao tema para dizer o que efetivamente o governo fez". 

Para Zé Dirceu, Alckmin perdeu o debate, porque "ele radicalizou e assumiu o discurso que exigiam dele Otavio Frias Filho, Luiz Carlos Mendonça de Barros e o Estadão. Por isso, ouso dizer que perdeu o debate, ainda que as pesquisas venham a dizer que talvez tenha empatado".  (Tarciso Nascimento)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

PSL quer posição da PGE sobre cláusula de barreira

No rádio, Alckmin diz que venceu debate do SBT

Renan Calheiros avalia que debate do SBT foi melhor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

2

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES