Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Silvio Pereira também sabia dos empréstimos de Valério

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Silvio Pereira também sabia dos empréstimos de Valério

Congresso em Foco

10/8/2005 12:53

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA



Diego Moraes e Ricardo Ramos


A revelação do depoimento do publicitário Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República (PGR), na semana passada, deve alçar à linha de frente da investigação o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira, que depõe hoje na CPI dos Correios. Valério disse ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, que o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares avisara Silvio Pereira e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu sobre os empréstimos contraídos por ele.

A condição para Valério assumir as dívidas de R$ 39 milhões do partido, segundo o depoimento do publicitário, era que Silvinho e Dirceu dessem o aval para a operação - o que, disse ele ao chefe do Ministério Público Federal, ocorreu. "Dirceu seria uma garantia para que Valério fizesse esses empréstimos", afirmou o deputado ACM Neto (PFL-BA) ao Congresso em Foco. "O Silvinho também", garante o parlamentar, integrante da CPI dos Correios. De posse da transcrição dos depoimentos de Valério e Delúbio à PGR, o presidente da comissão, senador Delcídio Amaral (PT-MS), confirmou à informação de ACM Neto.

Apesar das novas revelações, o ex-secretário-geral do PT pode mentir, hoje, em seu depoimento e, nem por isso, ser preso. Ontem à noite, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, concedeu habeas corpus preventivo a Silvio e a Delúbio Soares, o ex-tesoureiro do PT que, entre outras acusações, confessou ter utilizado caixa dois em campanhas petistas nas eleições de 2002 e 2004. Delúbio fala à CPI amanhã.

Silvio Pereira, Marcos Valério e Delúbio Soares adotam a mesma tática: o trio deixa de depor na condição de testemunha, para a condição de investigados. Com o habeas corpus, eles podem negar-se a responder a perguntas que julgarem acusatórias.

Cargos

O ex-secretário-geral do PT deve ser provocado ainda a revelar qual tipo de acerto fazia no loteamento político do governo federal. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o ex-presidente do partido José Genoino admitiu, num depoimento que prestou à Corregedoria da Câmara no dia 29 de junho, que Silvio Pereira usava uma sala na Casa Civil para lotear cargos federais para os partidos da base aliada do governo Lula.


Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Oposição parte para ofensiva contra o PT

PT esconde o jogo

Ex-diretor do Banco do Brasil é demitido por receber dinheiro de Valério

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

2

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

3

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

4

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

5

RELAÇÕES EXTERIORES

Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES