Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPI do HSBC aprova convite a Falciani e adia depoimento do presidente ...
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 48164, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":48164}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CPI do HSBC aprova convite a Falciani e adia depoimento do presidente da filial brasileira

Congresso em Foco

2/5/2015 | Atualizado 4/5/2015 às 7:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Ainda não tem data o depoimento do pivô do Swissleaks, o vazamento de informações sobre milhares de contas secretas na filial suíça do HSBC. Mas a CPI que investiga a participação de brasileiros no escândalo aprovou nesta quinta-feira (3) o convite ao ex-funcionário do banco Hervé Falciani, que vazou a lista de correntistas para o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (Icij, na sigla em inglês). O ex-funcionário do HSBC já teria sinalizado que tem interesse em cooperar com as investigações brasileiras, que podem revelar crimes como sonegação fiscal, evasão de divisas, corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes. Manter dinheiro em contas no exterior não é crime pela legislação brasileira, a menos que a quantia não seja declarada. Caso de vários dos correntistas do HSBC. "Falciani já declarou à imprensa que quer colaborar com o Brasil. Nós precisamos do acesso à fonte de dados para que possamos aprofundar as investigações", disse o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Presidente

A CPI do HSBC também remarcou para a próxima terça (5) o depoimento do presidente da instituição financeira no Brasil, André Guilherme Brandão. Antes prevista para ser realizada na semana passada, a participação foi adiada a pedido do próprio depoente. "Inicialmente havíamos aprovado uma convocação ao presidente do HSBC, foi transformado em convite e esperamos agora que ele possa vir", afirmou Randolfe. O senador lembrou ainda que dos últimos 20 escândalos envolvendo a administração pública no país, como o petrolão, o metrô de São Paulo e o mensalão, todos têm nomes listados como detentores de contas naquele banco. O relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), declarou que o depoimento de Brandão poderá ajudar no andamento dos trabalhos. "O HSBC já é réu na França, Dinamarca e Grécia, que já conseguiram repatriar recursos. Clientes brasileiros estão entre os que mais tinham contas naquela agência", lembrou. Os senadores estão preocupados, pois o Secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, declarou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que os acordos bilaterais com a França impedem o compartilhamento de informações com a CPI. Uma comitiva do Ministério da Justiça e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, estiveram recentemente reunidos com autoridades francesas para tratarem do assunto.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado CPI corrupção swissleaks hsbc

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Senado libera perfumes e sabões artesanais de registro na Anvisa

CÂMARA

Após ação da PF, Talíria propõe CPI contra a extrema-direita armada

Meio ambiente

Em urgência, Senado suspende demarcação de terras indígenas em SC

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Segurança Pública

Senado aprova PEC que inclui guardas e agentes na segurança pública

2

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Piso salarial para dentistas e médicos avança na Câmara

3

SEGURANÇA PÚBLICA

PF desmonta grupo de extermínio com militares; políticos eram alvo

4

Serviço Público

Senado aprova reajuste e novas carreiras para servidores federais

5

TENTATIVA DE GOLPE

Quem é a ex-primeira-dama que pode ser condenada pelo 8 de janeiro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES