Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/3/2008 | Atualizado às 14:34
Em cerimônia realizada no Senado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, foi às lágrimas ao falar da líder feminista Tereza Zerbini, com quem esteve presa durante a ditadura militar, nos anos 1970, e que estava presente à sessão. Dilma chorou ao lembrar do período em que esteve presa com a amiga no presídio de Tiradentes, no Rio Grande do Sul.
"Ela mostrou imensa solidariedade em alguns momentos, quando recebíamos algumas visitas não muito agradáveis", afirmou a ministra. "Me sinto honrada em participar desta homenagem", acrescentou a ministra, em meio a lágrimas.
Cinco dias após ter sido apresentada pelo presidente Lula como “mãe” do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Dilma admitiu a “maternidade” da iniciativa com a qual o governo espera fazer a economia crescer ao ritmo anual de 5%. A ministra-chefe da Casa Civil negou, no entanto, que seja pré-candidata à sucessão do presidente Lula. "Eu sei que vocês (imprensa) falam, mas não é algo com que eu compactue (a candidatura)", afirmou. 
“Eu acho que é um título simbólico, que simboliza a coordenação. Para o bem ou para o mal, eu sou a mãe do PAC. Tanto nos momentos difíceis dele, quando diziam que era uma pirotecnia, quanto nos momentos bons do PAC, quando as obras saem e você consegue resolver, é responsabilidade da coordenação", declarou, após participar da cerimônia do Senado.  
Na sessão, cinco personalidades foram premiadas por terem dado contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero. Receberam o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz a ex-deputada Jandira Feghali, a cientista e professora Mayana Zatz, a escritora e pioneira do feminismo no Brasil Rose Marie Muraro, a parteira Maria dos Prazeres de Souza e a ex-comissária de bordo Alice Editha Klausz. Além delas e de Terezinha Zerbini, também foi homenageada (in memorian) Leocádia Prestes, mãe de Luiz Carlos Prestes. (Edson Sardinha)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime