O presidente Lula disse hoje (10), em seu programa semanal de rádio “Café com o Presidente”, que acredita que não haverá dificuldade para votar o Orçamento da União esta semana.
Ele destacou que o Orçamento não é do governo nem da oposição, mas sim “de interesse de todo mundo”.
“Os deputados e os senadores têm que votar o Orçamento. É uma questão de responsabilidade com o país. É uma questão de responsabilidade com o povo pobre deste país. Porque as coisas estão acontecendo, e eu tenho certeza que há disposição e vontade política do Congresso em votar”, afirmou.
Na entrevista, Lula também falou sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento que serão realizadas nas favelas do Complexo do Alemão, Rocinha e Manguinhos, no Rio de Janeiro.
“São bilhões e bilhões de reais investidos na urbanização de favela, em saneamento básico, recuperação de casas e construção de novas casas”, disse o presidente, acrescentando que as favelas foram crescendo, ao longo dos anos, sem planejamento.
“Nós estamos levando: primeiro, aonde não tem rua, nós estamos abrindo as ruas. Vamos levar posto de polícia, vamos levar hospital, vamos levar área de lazer, vamos levar biblioteca. Ou seja, nós vamos cuidar para que as pessoas tenham nas favelas onde moram as mesmas condições de vida que tem todo cidadão brasileiro que mora num bairro comum deste país”, garantiu.
O presidente também destacou que, além desta nova fase de obras no Rio, já estavam em andamento obras grandes de urbanização na favela Pavão-Pavãozinho e em toda a Baixada Fluminense, assim como na região metropolitana de São Paulo, na região de Campinas e na Baixada Santista. (Soraia Costa)