Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/10/2006 16:42
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente a ação do PSDB que pretendia instaurar uma investigação judicial contra o presidente Lula, candidato à reeleição pelo PT, e o deputado federal eleito Ciro Gomes (PPS-CE), por suposta prática de abuso de poder político e de autoridade. Os tucanos também pediam a condenação de Lula e Ciro Gomes por suposta realização de propaganda eleitoral antecipada.
Segundo o PSDB, Lula e Ciro Gomes realizaram atos de campanha eleitoral no dia 6 de junho passado. Nessa data, o presidente Lula inaugurou obras da ferrovia Transnordestina, em Missão Velha, e uma estação de piscicultura em Nova Jaguaribara, ambas no Ceará, ao lado do ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes.
De acordo com o PSDB, a conduta do presidente Lula configuraria abuso de poder e propaganda antecipada. O partido pediu ao TSE a inelegibilidade do presidente Lula, conforme o artigo 22 da Lei 64/90, nos três anos subseqüentes a esta eleição. Os tucanos também pleitearam a aplicação de multa ao deputado eleito Ciro Gomes por propaganda antecipada. (Rodolfo Torres)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores