Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Governo deixa aumento de aposentados para 2010

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Governo deixa aumento de aposentados para 2010

Congresso em Foco

6/8/2009 16:51

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rodolfo Torres

O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), afirmou há pouco que um aumento acima da inflação para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo deve ficar apenas para 2010. Sem especificar quanto será o percentual do reajuste, e destacando que as negociação ainda estão no início, Fontana afirmou que o presidente Lula já deu o "sinal positivo".

"Há mais de 15 anos que esses aposentados não ganham acima da inflação", explicou o petista gaúcho. Na próxima semana, o governo discutirá o aumento dessas aposentadorias com representantes dos aposentados e das centrais sindicais. O encontro ocorrerá entre quarta e quinta-feira.

Uma das possibilidades estudadas pelo governo é unir reivindicações dos aposentados no Projeto de Lei 3299/08, que modifica o fator previdenciário. Pelo projeto, o fator previdenciário será extinto quando a soma do tempo de contribuição previdenciária com a idade chegar a 85 (para as mulheres) e 95 (para os homens).

Atualmente, o tempo mínimo de contribuição é de 30 anos para as mulheres e de 35 anos para os homens. Por sua vez, a idade mínima para aposentadoria é de 60 anos para elas, e 65 para eles.

Criado em 1999 para controlar os gastos da Previdência Social, o fator previdenciário reduz o valore das aposentadorias e é inversamente proporcional à idade do segurado. Ou seja, quanto menor a idade de aposentadoria, maior é o redutor e, conseqüentemente, menor o valor do benefício recebido.      

Reajuste e veto

Outra proposta que pode ser incorporada ao PL é o Projeto de Lei 01/07, que concede aos aposentados o mesmo sistema de reajuste para o salário mínimo. Em abril de 2008, o Senado aprovou uma proposta que regulamenta o reajuste anual do mínimo até 2023, que levará em consideração a inflação e a variação do Produto Interno Bruto (PIB).
 
Nessa votação, o senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou uma emenda, que foi aprovada, e estende aos aposentados esses benefícios. Entretanto, o governo afirma que a proposta não pode ser adotada porque provocaria, caso já estivesse em vigor, um impacto de R$ 3,5 bilhões apenas no ano passado.

Os aposentados também reivindicam a derrubada de um veto presidencial ao projeto que em 2006 reajustou o salário mínimo em 16,67%, sem repassar esse percentual aos dependentes da Previdência Social.

O veto diz respeito a uma emenda, de autoria de Paulo, que estendia esse o reajuste a todas as aposentadorias. No lugar, o governo concedeu reajuste de 5% aos aposentados e pensionistas.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Assista aos principais momentos do discurso de Sarney

Genro de Agaciel não está na representação do Psol, afirma Sarney

Corregedoria vai investigar pelo menos cinco deputados

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES