Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Não basta autorizar

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Não basta autorizar

Congresso em Foco

13/7/2005 4:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sônia Mossri


O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Paulo Bernardo (PT-PR), quer que haja um relator permanente para acompanhar a liberação de verbas pelo Executivo.

Isso é importante porque o orçamento aprovado pelo Congresso apenas autoriza gastos, ou seja, o governo não tem obrigação legal de executá-lo na integridade. O governo libera os recursos de acordo com a conveniência política e econômica.

Outra preocupação é a criação de um quadro na Comissão Mista de Orçamento para verificar obras com indícios de irregularidades.

A intenção de Paulo Bernardo é obter sinal verde do Congresso para essas e outras mudanças na tramitação do orçamento. Ele quer, por exemplo, que o relator-geral tenha área de ação claramente definida no regimento, o que não existe atualmente.

A intenção é restringir a ação do relator-geral à definição da receita, valor do salário mínimo, dívida e juros, ou seja, os parâmetros econômicos do orçamento. Com isso, os relatores parciais ganhariam mais importância. Além disso, a mudança permitiria que o exame do orçamento fosse dividido entre todos os partidos.

Hoje, os relatores parciais (das áreas de Educação, Saúde, Previdência, Desenvolvimento urbano, Integração regional, Forças Armadas, Executivo, Legislativo, Judiciário, Transportes e Comunicações) são apenas figuras decorativas. O relator-geral pode desfazer todas as decisões dos relatores parciais.

Outra proposta de Paulo Bernardo é fixar critérios para designação dos relatores parciais.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Elaboração do orçamento vai mudar

Para proteger os investidores

Congresso vai fiscalizar agências

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES