Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Governo perde poder sobre transgênicos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Governo perde poder sobre transgênicos

Congresso em Foco

13/7/2005 18:37

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


Edson Sardinha


O governo definiu com a base aliada no Senado a estratégia para aprovar o mais rápido possível o projeto de lei que regulamenta a plantação e a venda de transgênicos e a liberação de pesquisas, para fins terapêuticos, com embriões descartados por clínicas de fertilização assistida. O projeto da chamada Lei de Biossegurança é um dos principais pontos do esforço concentrado.

Os governistas querem apressar a apreciação do projeto nas comissões e levar a proposta ainda este mês para o plenário, onde pretendem derrubar os pontos do substitutivo aprovado ontem pela Comissão de Educação (CE) que dizem respeito aos transgênicos.

O que o governo quer mesmo é resgatar o texto aprovado no ano passado pela Câmara. Os senadores devem votar nos próximos dias pedido de urgência para a apreciação do projeto.

O substitutivo aprovado pela Comissão de Educação diminui a participação do governo na concessão das licenças para pesquisa e comercialização de produtos geneticamente modificados. Em compensação, fortalece o poder de decisão da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), colegiado formado por representantes da comunidade científica.

A mudança, segundo a líder do PT no Senado, Ideli Salvati (SC), é inaceitável. “Neste ponto não há margem de discussão. Vamos retomar o texto da Câmara”, disse a senadora ao Congresso em Foco. De acordo com o substitutivo aprovado pelos deputados, a CTNBio só teria poder para liberar a utilização de organismos geneticamente modificados em pesquisas.

Do substitutivo, os senadores só devem manter os dispositivos que autorizam a realização de pesquisas com células-tronco exclusivamente para fins terapêuticos. A idéia é encurtar a discussão com os senadores da bancada ruralista e evitar o desgaste para o governo de ter que editar, pela terceira vez, uma medida provisória autorizando o cultivo e a comercialização da soja transgênica.

O plantio da safra 2005 começa no próximo mês. Para que a nova lei entre em vigor, o substitutivo dos senadores terá de ser examinado pelos deputados. Caso não seja aprovada a urgência para a votação da matéria, a proposição terá de ser analisada por outras três comissões antes de seguir para o plenário do Senado: Assuntos Sociais (CAS), Assuntos Econômicos (CAE) e Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC).


Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Reforma microeconômica

Câmara vai mudar Lei de Falências

As razões da oposição

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES