Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Bolsonaro conversa com Trump e afirma que EUA não vão taxar aço

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Bolsonaro conversa com Trump e afirma que EUA não vão taxar aço

Congresso em Foco

20/12/2019 | Atualizado às 19:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Bolsonaro e Trump [Foto: Isac Nóbrega/PR]

Bolsonaro e Trump [Foto: Isac Nóbrega/PR]
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que conversou com o presidente norte-americano, Donald Trump, nesta tarde (20) e que os Estados Unidos não devem taxar o aço brasileiro, como foi dito por Trump em um tweet no começo do mês. > "Faca no pescoço", Senado reage a taxa de Trump sobre aço brasileiro "Foi uma conversa de dez minutos que demonstra o mutuo respeito entre o Brasil e os Estados Unidos. O assunto tratado ali mais importante foi o anúncio do presidente Donald Trump que não taxará o nosso aço, tampouco o alumínio", explicou, ao lado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Pelo Twitter, Trump confirmou o contato, mas não mencionou acordo sobre aço ou alumínio. Ele disse que conversou com o militar brasileiro sobre diversos assuntos, incluindo comércio, e que a relação entre Brasil e EUA "nunca foi tão forte".

Just had a great call with the President of Brazil, @JairBolsonaro. We discussed many subjects including Trade. The relationship between the United States and Brazil has never been Stronger!

- Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 20, 2019
A mensagem amistosa publicada hoje difere da publicação no começo do mês, em que Trump acusou os governos brasileiros e argentinos de desvalorizar as suas respectivas moedas para aumentar a competitividade em produtos agrícolas. "Portanto, com efeito imediato, restaurarei as Tarifas de todo Aço e Alumínio enviado para os EUA a partir desses países", completou na postagem.

Brazil and Argentina have been presiding over a massive devaluation of their currencies. which is not good for our farmers. Therefore, effective immediately, I will restore the Tariffs on all Steel & Aluminum that is shipped into the U.S. from those countries. The Federal....

- Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 2, 2019
De acordo com o presidente Bolsonaro, ele apresentou argumentos econômicos a Trump e o norte-americano teria aceitado as ponderações. "A nossa amizade continua cada vez mais forte. Foi uma conversa de dois estadistas que chegaram a um ponto - que eu acreditava que chegaria -, porque não só o Ernesto [Araújo], quanto o Paulo Guedes, já trabalhavam nesse sentido com o primeiro escalão norte-americano", disse. Bolsonaro afirmou que a possibilidade de sobretaxa não "estremeceu" a relação entre Brasil e Estados Unidos, mas a mudança na política econômica "poderia dar uma sinalização" negativa, politicamente. "Nunca esteve, muito pelo contrário. Tanto é que você não viu nenhuma manifestação minha quando ele anunciou a sobretaxa, e nós tratamos de forma diplomática e com muito respeito", comentou. > Bolsonaro vai indicar Nestor Forster para embaixada nos Estados Unidos > Eduardo Bolsonaro tem baixa chance de ser aprovado embaixador, diz pesquisa exclusiva
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Jair Bolsonaro estados unidos exportações Donald Trump Ernesto Araújo aço

Temas

Economia

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lindbergh pede suspensão do mandato de Eduardo Bolsonaro

JOGO DE PODER

De Bebianno a Tarcísio: a autofagia como jeito Bolsonaro de ser

TROCA DE FARPAS

Eduardo confronta Tarcísio sobre tarifas: "não espero que entenda"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JUSTIÇA

Leia a íntegra do documento da PGR que pede condenação de Bolsonaro

2

APURE-SE

Hugo Motta reage a rumores e pede apuração de servidores remotos

3

Câmara dos Deputados

Diante de exílio de Eduardo, projeto prevê exercício remoto do mandato

4

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Hugo Motta exonera servidores remotos para encerrar especulações

5

AGENDA DA SEMANA

Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES