Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TCU aprova auditoria para avaliar gastos dos cartões

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

TCU aprova auditoria para avaliar gastos dos cartões

Congresso em Foco

30/1/2008 | Atualizado às 19:05

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou hoje (30) proposta do vice-presidente da instituição, ministro Ubiratan Aguiar, que determina a realização de auditoria nos gastos realizados com os cartões de créditos financeiros no âmbito da Administração Pública Federal.

Segundo o TCU, o objetivo é verificar como foram aplicados os recursos do cartão, o volume dos saques em dinheiro, por pasta ministerial ou órgão envolvido, e se os gastos estão dentro da lei.

“Penso que uma avaliação geral dos números envolvidos, que permita um diagnóstico global dos gastos relativos a suprimento de fundos, seria de grande valia para posicionar este Tribunal acerca da situação atual desses gastos e das medidas que podem ou devem ser adotadas, por parte desta Instituição, em prol do interesse público”, avalia Ubiratan Aguiar em nota divulgada hoje.

CPI

Nesta quarta-feira, o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) começa sua peregrinação para recolher assinaturas pela instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) que terá como objetivo investigar o uso de cartões de crédito corporativos. Para instaurar a comissão, o Sampaio precisará da assinatura de 170 parlamentares.

Segundo ele, até o final do dia os deputados Rodrigo Maia (RJ), presidente do DEM, Chico Alencar (RJ), líder do Psol, Paulinho (PDT-SP), Fernando Gabeira (PV-RJ) e Raul Jungmann (PPS-PE) deverão se posicionar sobre o assunto.

De acordo com o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), a instalação da comissão tem o seu apoio. “Ainda não fui procurado, mas certamente, nós vamos apoiar”, disse ao Congresso em Foco.

Carlos Sampaio alega que a CPI não deve ser instalada em decorrência das recentes acusações contra os ministros Matilde Ribeiro (Igualdade Racial) e Altemir Gregolin (Pesca). Ele ressalta que há cinco anos pede informação sobre o uso desses cartões por autoridades do governo federal. Os ministros serão investigados pela Controladoria-Geral da União (CGU) por supostos excessos no uso do cartão. 

Em entrevista concedida hoje, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), também defendeu a apuração dos gastos realizados pelos ministros. Sem dar maiores explicações, disse que é a favor de uma fiscalização permanente. (Erich Decat)

Leia também

Ministro da Pesca diz não temer investigação da CGU

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Olho vivo neles

Paraná cria sistema inédito de monitoramento de políticos

Lobão Filho assume vaga de senador

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES