Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Informação é poder

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Informação é poder

Congresso em Foco

13/7/2005 16:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA


Sônia Mossri

 

A guerra de José Dirceu com Aldo Rebelo começou na votação do projeto substitutivo da reeleição para as presidências da Câmara e do Senado, que foi rejeitado pelos deputados. Dirceu agiu a favor da aprovação da emenda constitucional. Já Aldo manteve-se ausente, até mesmo porque não gosta da idéia de reeleição no Congresso.

A aprovação da Medida Provisória que fixa o salário mínimo de R$ 260,00 na Câmara foi uma vitória de Aldo e de caciques do PMDB, que não querem um novo mandato nas presidências da Câmara e Senado para João Paulo Cunha (PT-SP) e José Sarney (PMDB-AP).

No meio de tantas dificuldades, na diversidade que é a base aliada do governo, a busca por mais poder de José Dirceu é gasolina pura. Ele já entrou nas negociações com senadores para aprovar o salário mínimo no Senado, com o sinal verde do presidente Lula.

Assim, a votação do salário mínimo, em vez de unir forças governistas, tornou-se mais um round entre José Dirceu e Aldo Rebelo. José Sarney, que tem em Dirceu o seu aliado mais forte a favor da reeleição, trava outra luta com o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), em campanha para ocupar a presidência da casa no período 2004-2006.

Coincidentemente, a denúncia sobre a existência de um agente duplo no Palácio do Planalto coincide com uma reformulação na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Inoperante e pouco capacitada, a Abin tornou-se uma espécie de elefante branco para o governo. Não consegue fazer o trabalho estratégico de antecipar crises.

Para reformular a Abin, foi nomeado o delegado da Polícia Civil do São Paulo Mauro Marcelo de Lima e Silva, escolhido pelo próprio José Dirceu. Mauro foi responsável pela segurança de Lula durante a campanha presidencial em 2002.

José Dirceu defende a criação de um forte serviço de inteligência com ares e cores petistas, com funcionários treinados sob orientação do governo Lula. Hoje, a Abin está ligada ao Gabinete de Segurança Institucional. José Dirceu está de olho na agência. O controle direto de uma Abin equipada e reformulada aumentaria seu poder.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Disputa por poder no palácio

Congresso vai fiscalizar fundos de Previdência

Isentos do Imposto de Renda

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES