Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Edson Sardinha
23/6/2013 | Atualizado às 15:14
[fotografo]Marcelo Camargo/ABr[/fotografo][/caption]Prefeitos das principais cidades do país se organizam para apresentar à presidenta Dilma Rousseff uma pauta com sugestões para melhorar os serviços públicos. Em pronunciamento feito em cadeia de rádio e TV, na última sexta-feira (21), Dilma se comprometeu a fazer um pacto com governadores e prefeitos para tentar atender parte das demandas dos manifestantes que ocupam as ruas em todo o Brasil, reivindicando, entre outras coisas, melhores condições na saúde, na educação e no transporte. "Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do país para grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos", anunciou a presidenta.
O pronunciamento de Dilma foi saudado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que vai reunir os chefes municipais das capitais e das cidades grandes e médias nesta segunda-feira (24), antes do encontro com a presidenta. A reunião com a petista está marcada para as 16h. A ideia dos prefeitos é afinar o discurso e levar uma série de sugestões.
Transporte público
Presidente da FNP, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti (PDT), diz que a redução da tarifa em várias cidades em função dos protestos não deve esgotar a discussão sobre a qualidade do transporte público no Brasil.
"Temos que unir esforços para trabalhar por um Brasil mais justo, mais inclusivo, com oportunidades para toda a população. Por isso, a FNP lidera propostas como a atração de médicos estrangeiros, luta pela aprovação do Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup) e defende a incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina e o álcool para a constituição de um fundo que financie o transporte público coletivo, barateando ainda mais as tarifas", afirmou. Entidades médicas divulgaram nota ontem de repúdio à contratação de médicos estrangeiros sem que eles revalidem seus diplomas no Brasil.
A proposta do Reitup está para ser votada nesta terça-feira (25) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. O projeto de lei (PLC 310/2009) pretende diminuir os preços das tarifas cobradas dos usuários por meio da redução da carga tributária incidente sobre esses serviços.
Redução das tarifas
A proposição entrou na pauta da CAE na última terça-feira, por causa dos protestos contra o aumento da tarifa de ônibus em várias cidades. O projeto já passou por duas comissões do Senado. Relator da proposta e presidente da CAE, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) estima que a mudança na tributação possa reduzir em até 15% o valor das tarifas no transporte público.
O projeto reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre o faturamento dos serviços e da Cide-Combustíveis na aquisição de óleo diesel.
Em nota divulgada à imprensa, a Frente Nacional dos Prefeitos defende a liberdade de manifestação e expressão, mas critica os danos ao patrimônio público registrados em alguns dos protestos. "Os prefeitos estão abertos ao diálogo com a sociedade, mas não compactuam com atitudes que ferem o estado democrático de direito", afirmou Fortunati.
Mais sobre os protestos 0,20Tags
Temas
Congresso Nacional
Davi quer identificar autores de ataques "Congresso inimigo do povo"
Voto Restrito
Crimes contra democracia
Zé Trovão quer revogar crime de golpe e ataque ao processo eleitoral