Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
29/5/2017 | Atualizado 29/11/2017 às 11:47
[fotografo]Tânia Rêgo/Agência Brasil[/fotografo][/caption]
Artistas, músicos, políticos, sindicalistas e movimentos sociais levaram milhares de pessoas à Praia de Copacabana, neste domingo (28), em manifestação pela realização de eleições diretas e pela saída de Michel Temer da Presidência da República. Organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, com apoio de sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o protesto foi palco de shows de Caetano Veloso, Milton Nascimento, Mano Brown, Criolo e Maria Gadú, entre outros nomes da MPB.
No vídeo abaixo, veiculado na página do coletivo jornalístico Mídia Ninja, vê-se o famoso cartão postal carioca imerso em uma neblina que, em grande parte do dia, interrompeu as atividades em aeroportos do Rio de Janeiro. Veja o sobrevoo da câmera operada por meio de um drone, que finaliza o registro focalizando Caetano em plena performance.
Suprapartidário, o ato reuniu parlamentares e demais membros de partidos alinhados à chamada esquerda ideológica, a exemplo de PSB, Psol, Rede e PT. Em um carro do som estacionado na Avenida Atlântica, atores como Osmar Prado, Daniel de Oliveira, Sophie Charlotte e Renato Góes apoiavam o protesto. Wagner Moura, espécie de porta-voz do movimento Diretas Já versão 2017, fez discursos e exortou a plateia a gritar "fora, Temer". Como este site mostrou na última sexta-feira (26), ele e diversos outros atores conclamaram a população a aderir à manifestação.
Leia:
Vídeo: artistas pedem eleições diretas e convocam manifestantes para shows em Copacabana
A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro não tem calculado a quantidade de pessoas em manifestações políticas. Já os organizadores do evento divergem sobre o número de manifestantes - nas redes e no Congresso, parlamentares que foram ao ato, como Lindbergh Farias (PT-RS) e Alessandro Molon (Rede-RJ), além do deputado estadual fluminense Marcelo Freixo (Psol), falam em até 150 mil pessoas.
[caption id="attachment_296305" align="alignright" width="399" caption="Mar de gente no asfalto no domingo de protesto em Copacabana"]
[fotografo]Mídia Ninja[/fotografo][/caption]Homens do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos do Rio de Janeiro reforçaram a segurança no entorno do evento, que teve início por volta das 11h e terminou pouco depois das 19h. Devido à multidão, o trânsito da Avenida Atlântica foi desviado para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Leia também:
Caetano, Criolo, Mart'nália e outros cantam pelo fora Temer no domingo em Copacabana
Mais sobre o Brasil nas ruasTags
Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos