Premiados em edições anteriores, Romário, Erundina e Tiririca pedem apoio em nova votação
[caption id="attachment_207939" align="alignleft" width="285" caption="Premiados em edições anteriores,
Romário, Erundina e
Tiririca pedem apoio em nova votação"]
Romário_erundina-
Tiririca1.jpg">
![<a href=]()
Romário_erundina-
Tiririca1" src="https://static.congressoemfoco.com.br/2015/08/
Romário_erundina-
Tiririca1.jpg" alt="" width="285" height="270" />[/caption]
Parlamentares aptos ao
Prêmio Congresso em Foco 2015 intensificam a disputa pelo apoio popular na internet. Na busca pelo reconhecimento de sua atuação no Congresso, deputados e senadores das mais diversas siglas partidárias, do governo e da oposição, pedem votos em suas páginas pessoais e nas principais redes sociais, como o Twitter, o Facebook e o Instagram.Agraciados em edições anteriores, congressistas experientes e novatos e partidos têm divulgado a premiação, a mais importante do segmento político. O internauta tem até 20 de setembro para votar nas duas categorias gerais - melhor deputado e melhor senador - e em outras cinco categorias especiais.
Pelas regras do Prêmio, todos os parlamentares estão aptos à votação, exceto aqueles que respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF).
Clique aqui para votar no Prêmio
Entre os premiados na última edição, realizada em 2013, na categoria "Melhores Deputados",
Romário (PSB-RJ) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) disputam, pela primeira vez, um lugar entre os "Melhores Senadores". Eles já convocaram seus seguidores no Twitter para a votação. Premiada em todas as oito edições anteriores, a deputada
Luiza Erundina (PSB-SP) também convidou seus seguidores na rede social.
Além dos perfis pessoais, as assessorias dos parlamentares também entraram em campo para pedir votos por meio das redes sociais, como a do senador
Randolfe Rodrigues (Psol-AP).
O deputado
Tiririca (PR-SP), que figurou na lista dos premiados em 2012 e 2013, postou foto no Instagram para seus mais de 360 mil seguidores: "Galera, estou concorrendo ao
Prêmio Congresso em Foco, que avalia os melhores parlamentares do Congresso Nacional. Conto com o apoio de vocês".
Veja as regras do Prêmio Congresso em Foco 2015
[caption id="attachment_207940" align="alignright" width="285" caption="Deputado Max Filho, senadora Ana Amélia e Psol: todos chamando para o prêmio"]

[/caption]
Os próprios partidos políticos vêm utilizando as redes sociais para divulgar o Prêmio e incentivar o voto em seus parlamentares. "É hora de votar na melhor bancada do Congresso Nacional", diz o perfil do Psol Nacional, indicando os cinco representantes do partido na Câmara e no Senado que concorrem ao Prêmio.
As publicações no Facebook contam com a vantagem da praticidade, já que neste ano os votos estão sendo colhidos pela plataforma Vote na Web, e os usuários da rede social podem usar seu próprio cadastro para votar. Quem preferir também poderá votar utilizando o registro no Google Mais ou se cadastrando no Vote na Web.
Os parlamentares concorrem em duas categorias gerais: "Melhores Senadores do ano" e "Melhores Deputados". Serão premiados os dez senadores e 20 deputados mais votados. Além disso, também haverá premiações em cinco categorias especiais: Parlamentares de Futuro, Defesa da Agropecuária, Cidadania e Justiça Social, Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, e Profissionalização da Gestão Pública.
Além do voto popular, jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também vão eleger, em votação à parte, os melhores senadores e os melhores deputados do ano. Nas edições anteriores, os jornalistas eram os responsáveis por fazer a seleção da primeira fase da votação. Os nomes mais votados por eles seguiam para a segunda fase, na internet. Cabia ao internauta definir a ordem final e, nas duas últimas edições, incluir um parlamentar a mais pelo voto popular.
[caption id="attachment_207943" align="alignleft" width="285" caption="Caiado, Alvaro Dias e PCdoB: votos e agradecimentos"]

[/caption]
A edição deste ano foi
lançada no último dia 19, em almoço que reuniu
mais de 30 parlamentares no restaurante Oliver, em Brasília. Deputados e senadores da oposição e do governo deixaram de lado suas divergências políticas e ideológicas para apoiar a iniciativa. O P
rêmio Congresso em Foco busca valorizar bons exemplos e incentivar os parlamentares federais a desempenharem um bom papel, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que é possível melhorar a qualidade da representação política no país. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, marcada para 8 de outubro, em Brasília.
Quem apoia
A edição deste ano é patrocinada pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).
O Prêmio também conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea).
O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.
Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015