Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
20/8/2014 | Atualizado às 18:16
O Tribunal de Contas da União (TCU) adiou novamente hoje (20) a análise sobre o bloqueio dos bens da presidente da Petrobras, Graça Foster. Relator do caso, o ministro José Jorge manteve o voto apresentado no início do mês em que pede a indisponibilidade dos bens de Foster, mas retirou o processo da pauta da reunião após notícia publicada no site do jornal O Globo. De acordo com a reportagem, Foster e o ex-diretor da área internacional da empresa, Nestor Cerveró, doaram imóveis a parentes após o escândalo sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
José Jorge prometeu dar continuidade ao processo na semana que vem. Segundo ele, as informações da reportagem ainda devem ser analisadas e confirmadas, mas já indicam a necessidade de aprovar a indisponibilidade dos bens. "Se isso for verdade e, dependendo da sua extensão, isso configura uma burla ao processo de apuração da irregularidade. É gravíssimo", disse.
Para o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, mesmo que tenha havido a transferência de bens, isso não configura fuga patrimonial. "Fuga patrimonial é desfazimento integral do seu patrimônio em favor de laranjas, de pessoas não identificadas, de forma que você não possa recuperar esse patrimônio. Não é o caso. Tenho certeza de que a presidente [Graça Foster] e os demais diretores que estão sendo acusados vão esclarecer isso com a maior tranquilidade".
Hoje, o ministro Walton Rodrigues apresentou uma nova proposta em que Graça Foster é apontada como responsável. No entanto, de acordo com essa proposta, se aprovada, ela não vai ter os bens bloqueados. No mês passado, o TCU determinou a devolução de US$ 792,3 milhões aos cofres da Petrobras pelos prejuízos causados ao patrimônio da empresa em decorrência da compra da refinaria de Pasadena. (Com Agência Brasil)
Mais sobre Petrobras Mais sobre a Operação Lava Jato Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressaTemas
LEIA MAIS
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta cancela sessão em resposta à ocupação da Mesa Diretora
Exportações de Petróleo
8% do petróleo exportado pela Petrobras teve os EUA como destino
Valorização Artesanal
Comissão da Câmara aprova projeto que valoriza mulheres artesãs
Ocupação da Câmara
PLATAFORMAS DIGITAIS
Após vídeo de Felca, Lula enviará ao Congresso projeto sobre big techs