Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/6/2014 | Atualizado 6/6/2014 às 8:44
[caption id="attachment_131225" align="alignleft" width="285" caption="Henrique Fontana foi líder do governo Lula entre 2006 e 2010"][fotografo]Leonardo Prado/Ag. Câmara[/fotografo][/caption]O deputado Henrique Fontana (PT-RS) foi confirmado pelo Palácio do Planalto como líder do governo na Câmara. Após a escolha do ex-líder, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para a primeira vice-presidência da Casa, no início de maio, Fontana já havia assumido a liderança em caráter provisório.
A vaga de vice-presidente foi aberta após o deputado André Vargas (ex-PT-PR) ter renunciado ao cargo na Mesa Diretora. Vargas é alvo de processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar por suposto envolvimento com o doleiro Alberto Youssef em negócios ilícitos. Youssef está preso desde março último, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Lava Jato para desbaratar esquema de lavagem de dinheiro.
Henrique Fontana é filiado ao PT desde 1984 e está em seu quarto mandato de deputado federal. Foi líder do governo Lula na Câmara entre novembro de 2006 e fevereiro de 2010.
Antes de Chinaglia, Cândido Vaccarezza (PT-SP) ocupou o posto de líder do governo na Câmara na gestão de Dilma Rousseff. Na Câmara, o líder do governo orienta os partidos da base aliada à presidência da República a votar em proposições legislativas de acordo com os interesses do Executivo.
Temas
Lei do Estagiário
Erika Hilton apresenta projeto que amplia direito para estagiários
RELAÇÕES EXTERIORES
Luizianne Lins rejeita termo de deportação acelerada em Israel