Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputado gaúcho vira líder do governo no Congresso

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputado gaúcho vira líder do governo no Congresso

Congresso em Foco

1/7/2011 5:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho*

O deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) será o novo líder do governo no Congresso. Ele foi indicado para a posição pela presidenta Dilma Rousseff nesta sexta-feira (1). A nomeação foi confirmada por meio de nota assinada pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O cargo estava vago desde o fim do mandato do ex-presidente Lula, em 31 de dezembro.

"É com satisfação e na certeza de que contaremos com o seu papel de liderança frente às questões mais importantes para o país que estão em discussão na Câmara e no Senado Federal, que transmito a todos em nome da presidenta Dilma Rousseff, o anúncio a partir desta data do deputado Mendes Ribeiro do PMDB do Rio Grande do Sul para ocupar a função de Líder do Governo no Congresso", disse Ideli na nota. Quando senadora, ela já ocupou a mesma posição.

Mendes Ribeiro assume a liderança no meio de uma queda de braço entre governo e base aliada no Congresso. Na quarta-feira (29), Dilma foi obrigada a ceder e prorrogar por três meses o prazo para o início das obras das emendas previstas em orçamento, os chamados restos a pagar. No mesmo dia, governistas conseguiram paralisar a Câmara. Os deputados não votaram nada no dia.

Pressionada, Dilma prorroga prazo para verbas

Rudolfo Lago: queda de braço fisiológica

Para piorar, líderes anunciaram abertamente a possibilidade de programar uma pauta para os próximos 15 dias, até o fim do semestre legislativo. Entre as propostas, estavam a Emenda 29, que garante mais recursos para a área de saúde, e a PEC 300, que cria o piso nacional salarial para policiais e bombeiros militares. O governo não quer votar as duas matérias por conta do impacto no Orçamento da União. ?Minha característica é o diálogo, é ouvir, é trabalhar e ter espírito público. Com isso, não tem como dar errado?, afirmou Mendes Ribeiro, em entrevista no Palácio do Planalto, pouco depois de almoçar com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada.

Mendes Ribeiro disse que ainda não recebeu da presidenta tarefa específica e que Dilma pediu que ele tenha paciência. ?A presidenta me pediu paciência para ouvir muito e para trabalhar muito.? Na nota enviada à imprensa, Ideli desejou sorte ao novo líder. "Desejando-lhe sorte, tenho a convicção de que faremos, juntamente com os líderes Romero Jucá no Senado e Cândido Vaccarezza na Câmara, um trabalho coeso na garantia da governabilidade e na aprovação dos projetos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil", afirmou.

* Com informações da Agência Brasil

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

TCU quer dados atualizados da Copa. Governo nega

Pressionada, Dilma prorroga prazo para verbas

Agora é lei: detento que estudar terá pena abatida

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES