Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
28/6/2011 0:54
Mário Coelho
O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), apresentou nesta terça-feira (28) requerimentos para convocar e convidar três personagens envolvidos no chamado caso dos aloprados. A oposição quer ouvir a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Expedito Veloso, e a ex-senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). Os requerimentos foram apresentados na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
De acordo com a gravação de uma conversa de Expedito, divulgada há mais de uma semana pela revista Veja, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, teria se associado ao ex-governador paulista Orestes Quércia para comprar documentos falsos que ligariam o tucano José Serra, seu adversário na disputa ao governo paulista em 2006, à máfia das ambulâncias.
No último fim de semana, nova reportagem da revista diz que a atual ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, participou de um encontro com Mercadante em que se discutiu a divulgação do dossiê contra Serra. Em nota, a ministra negou qualquer envolvimento com o caso.
Em depoimento no Senado esta manhã, Mercadante afirmou que não há "fato novo" no caso dos aloprados. "A tese do envolvimento do Quércia não é nova, apareceu na época. E voltou agora porque o Quércia está morto", afirmou Mercadante.
Mercadante: "Não há fato novo" no caso dos aloprados
A votação dos requerimentos deve acontecer em uma nova sessão da CAE. Eles foram apresentados pelo tucano após a recusa de Mercadante aceitar o convite de tratar sobre o assunto na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO). Para o tucano, a comissão do Senado não é a "adequada para este debate". Para ele, o assunto deve ser tratado por uma comissão especializada para casos criminais.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, Serys afirmou que o secretário-adjunto no DF admitiu em conversas com ela que integrantes do partido haviam montado dossiês.
Antes de apresentar os requerimentos de convite e convocação, Alvaro Dias propôs uma troca a Mercadante. Deixaria de apresentar os pedidos caso o ministro se comprometesse a prestar esclarecimentos na Comissão de Segurança Pública e Crime Organizado na Câmara.
Mercadante não aceitou a proposta da oposição, alegando que a oposição está tentando politizar o debate. "Por falta de amadurecimento político, temos uma agenda negativa. Mas é bom para explicar o episódio", comentou o petista. Ele participa de uma uma audiência pública na CAE sobre o tema "Economia e Competitividade: A Importância da Inovação".
Temas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
Atualização Fiscal
Câmara aprova projeto que atualiza valores de bens no Imposto de Renda