Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/4/2011 8:39
Mário Coelho
A Câmara aprovou nesta terça-feira o Projeto de Lei 4361/04, que regulamenta o funcionamento das lan houses. A partir de agora, elas serão denominadas centros de inclusão digital. Além disso, os deputados aprovaram um destaque que prevê o registro dos usuários, com nome e identidade de cada um que usar o serviço. A proposta vai para apreciação dos senadores.
A proposta, de acordo com o relator, Otávio Leite (PSDB-RJ), abre a possibilidade de as administrações públicas realizarem parcerias com as lan houses para fins educacionais. Também assegura o direito de os usuários serem informados caso o conteúdo que venham a acessar seja impróprio a menores de 18 anos. 
Leia também:
Coluna de Otávio Leite: "Lan house é garantia de cidadania digital"
Para deputados vinculados aos segmentos religiosos, a proposta deveria ser mais dura contra a possibilidade de navegação em sites pornográficos. O deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) ressaltou que alguns estabelecimentos se tornaram "prostíbulos" por conta da permissão ao acesso a conteúdo proibido a menores de 18 anos.
No caso da identificação dos usuários, a emenda aprovada é mais simples que a defendida pelo PPS, na qual constava a necessidade de informar o endereço, e que estabelecia ainda punições para as casas que não cumprissem as regras. Para o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), a proposta possibilitaria uma devassa nas informações de quem acessasse à internet.
Vice-líderes
Na mesma sessão extraordinária, os deputados aprovaram Projeto de Resolução 16/11,que aumenta o número de vice-líderes do governo e da minoria. Antes, os governistas tinham cinco parlamentares na posição. Agora, serão dez. No caso da minoria, o número passa de três para seis. A proposta não gera novos cargos na administração da Câmara.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime