Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/4/2011 3:56
Rudolfo Lago
O Movimento Mais Feliz, que apoia a PEC da Felicidade, ganhará na próxima terça-feira (5) a importante adesão da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Proposta e emenda constitucional assinada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e pela deputada Manuela D'Ávila, a PEC da Felicidade estabelece que os direitos do cidadão, inclusos no artigo 6º da Constituição, são fundamentais para a conquista da felicidade. Na verdade, o que o movimento e a PEC propõem é uma mudança de filosofia e de parâmetros na forma de se discutir o grau de desenvolvimento do país. Em vez da frieza dos números do Produto Interno Bruto (PIB), por exemplo, que não levam em conta a desigualdade social, a ideia é a substituição por parâmetros capazes de medir o grau de felicidade, o grau de satisfação, de um povo, atendido nos seus anseios por educação, saúde, etc. Essa mudança de conceitos é cada vez mais apoiada pela Organização das Nações Unidas e exercida na prática por países como o Butão.
O termo de compromisso entre a Frente Nacional dos Prefeitos e o Movimento Mais Feliz será assinado na 59ª Reunião Geral da frente, que acontecerá em Brasília, na próxima semana. Prefeitos de várias regiões do país estarão presentes na solenidade. A frente reúne principalmente prefeitos da capitais, grandes e médias cidades, e aquelas que fazem parte das regiões metropolitanas.
Para Mauro Motoryn, idealizador do Mais Feliz, é nos municípios que a cidadania de fato é exercida e as políticas públicas são implementadas. Por isso, a maior mobilização no sentido de garantir a felicidade do cidadão e da comunidade virá da atuação dos prefeitos. ?São eles que vivem a realidade do dia a dia e conhecem a importância dos direitos sociais e sua aplicabilidade na vida dos brasileiros. Educação, saúde e demais garantias previstas na Constituição são fundamentais para a busca da felicidade. e nossos prefeitos podem construir e criar condições para cidades e cidadãos mais felizes?, analisou Motoryn.
Durante o evento, ele irá apresentar um breve vídeo sobre a história do Movimento, sua trajetória, seus parceiros e objetivos. Ainda por conta da iniciativa, estarão presentes o senador Cristovam Buarque e os deputados federais Manuela d?Ávila e Ricardo Trípoli.
Duas emendas
A PEC da Felicidade corre paralela na Câmara e no Senado. Duas PECs, com o mesmo texto, tramitam. A primeira tem como autor Cristovam Buarque, e a segunda é de autoria de Manuela D'Ávila. No Senado, a proposta de Cristovam recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e segue para Plenário. Na Câmara dos Deputados, o processo de tramitação também já foi iniciado e conta com 192 assinaturas de apoio.
A alteração constitucional proposta altera o artigo 6º da Constituição, acrescentando o termo "essenciais à busca da felicidade", no texto. O artigo ficaria assim: ?São direitos sociais, essenciais à busca da felicidade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição?.
Leia tudo sobre a PEC da Felicidade
Tags
Temas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
ALEXANDRE PADILHA