Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
26/11/2008 0:00
Júlio Dutra
Se depender de Rodrigo Otávio Tavares (foto), 30 anos, mais conhecido no circuito musical de Brasília como DJ Barata, a música será a plataforma de comunicação entre a sociedade e os políticos na festa do Prêmio Congresso em Foco 2008, no próximo dia 1º, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),
“O grande lance é mostrar esse lado da política para a comunidade”, disse Barata, referindo-se aos principais propósitos do prêmio, que é justamente ressaltar a importância da reflexão sobre a atuação dos parlamentares e estimular as boas práticas no Parlamento. “A música vai simbolizar esse trabalho de investigação, isso de correr atrás do que está errado no Congresso.”
Baterista há 16 anos e DJ (“condutor de disco”, numa tradução literal para disc jockey) há seis, Barata participará pela primeira vez de uma festa que reunirá, entre outros convidados, os principais parlamentares do país.
“Isso é muito bacana, diferente. É legal poder participar disso [o prêmio], uma coisa que favorece a honestidade, a representatividade positiva. Se é uma onda contra a corrupção, contra o que está errado na política é muito bom fazer parte dessa galera”, declarou Barata. “Não vamos deixar isso passar em branco.”
Para os que pretendem prestigiar a solenidade e dançar ao embalo do DJ e do Samba de Rainha (saiba mais sobre o grupo), Barata avisa: “Vou levar muita música brasileira, instrumental e um pouco de música ‘do mundo’, a chamada global beats. Vai ter muito samba, samba-jazz e samba-rock”. A seleção musical incluirá desde faixas brasileiras “das antigas” até as mais contemporâneas, como “a galera do mangue”.
Segundo ele, de suas picapes sairão sons trabalhados, com cadência moderada e sonoridade suave. Para quem já conhece o som de Barata – um dos “sócios” do Projeto Criolina –, mesmo com a proposta de música mais tranqüila, será difícil não se entregar ao ritmo. Aliás, o Samba de Rainha promete “sambão” regado à alegria. A conferir.
Antes da festa, serão homenageados os 42 finalistas (16 senadores e 26 deputados federais) do prêmio, escolhidos por 204 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional (leia mais).
A ordem de classificação dos premiados foi definida pelo internauta, entre os dias 22 de setembro e 20 de novembro. Nesse período, foram computados 1.225.911 votos. Ou seja, cinco vezes mais que os 241.750 votos registrados na edição do ano passado.
Neste ano, também serão premiados os congressistas que, na opinião de jornalistas e leitores, desempenharam melhor papel no combate à corrupção. Os resultados foram publicados no dia 21 de novembro (confira o resultado).
Na avaliação dos internautas, os deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), Luciana Genro (Psol-RS), José Carlos Aleluia (DEM-BA), Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Rita Camata (PMDB-ES) foram, em ordem decrescente, os que melhor representaram a população na Câmara em 2008.
Já os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) foram os mais bem avaliados por sua atuação no Senado. Simon também foi apontado
A premiação
Os três primeiros colocados na Câmara e no Senado, de acordo com a votação na internet, receberão um troféu, especialmente feito pela artista plástica Suzana Gouveia (leia mais).
Os classificados entre a quarta e a décima posição
Patrocinado pela Brasil Telecom e pela Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco 2008 tem o apoio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal (Sindilegis), da Ambev e do Buffet Cristina Roberto, contando ainda com a parceria institucional com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e a Associação dos Juízes Federais (Ajufe).
Em sua terceira edição, o prêmio pretende reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano de 2008, valorizar os bons exemplos, estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos e contribuir para formar eleitores mais conscientes.
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem