Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/7/2007 0:00

Sylvio Costa
O jornalista José Caldas da Costa, que já trabalhou no jornal carioca O Globo e em diversos veículos de comunicação do Espírito Santo, guarda desde a infância a visão de tropas militares passando por sua cidade natal, Alegre (ES), nos primeiros dias de abril de 1967. Trinta anos depois, de novo na região ao subir o Pico da Bandeira, aquela imagem arquivada na memória o intrigou ainda mais.
“Fiquei pensando: o que aconteceu aqui? O que essas pessoas passaram aqui? O que elas queriam? Desci e coloquei mãos à obra. E ela nasceu, finalmente, dez anos depois”, conta ele. Nasceu, dando forma a Caparaó: a primeira guerrilha contra a ditadura (Boitempo Editorial). Trata-se de livro fundamental para todos que desejam compreender um capítulo tão importante quanto pouco conhecido da história dos movimentos de resistência contra a ditadura imposta ao país entre 1964 e 1985.
Para reconstituir a guerrilha do Caparaó, Caldas, 47 anos, viajou pelo Brasil afora com o objetivo de localizar e entrevistar os participantes daquele que foi o primeiro movimento armado contra o regime militar. Acumulou mais de cem horas de gravação, além de ter consultado dezenas de livros. Aliou, portanto, o interesse quase sentimental pelo tema com o cuidado do pesquisador minucioso e paciente.
Neste momento em que a turbinada máquina nacional de escândalos parece operar a pleno vapor, a ponto de levar alguns a defenderem o fechamento do Congresso e a questionarem a utilidade dessa bobagem a que chama de democracia, é bastante oportuno conhecer ou relembrar o que foram os tais anos de chumbo.
Em texto produzido para o Congresso em Foco, José Caldas conta como a história da guerrilha do Caparaó virou filme.
Clique aqui para ler um trecho do livro.
Matéria publicada em 14.07.2007.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil