A crise no setor de transportes causou mais três demissões nesta quarta-feira (20). Hoje, o Diário Oficial registrou a saída de Eduardo Lopes do Ministério dos Transportes e de Cleilson Gadelha Queiroz e Pedro Ivan Guimarães Rogedo, ambos da Valec, a estatal que cuida da construção de ferrovias. Apadrinhados políticos, eles se somam aos outros 12 já afastados do setor, desde que a presidente Dilma Rousseff cobrou menos aumentos nos preços das obras subordinadas à pasta dos Transportes e a revista Veja denunciou que o PR cobra 4% de propina nos empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Há quase 20 dias, já caíram pessoas-chave como o próprio ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, presidente do PR, partido que comandava a pasta, e o diretor da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha. No lugar de Nascimento, Dilma efetivou Paulo Sérgio Passos,
que já é alvo da oposição.
Oficialmente em férias, deve sair o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Luiz Antônio Pagot, também ligado ao PR. Outro que é indicado como demissionário é Hilderaldo Caron, diretor de Infraestrutura do Dnit, mas ligado ao PT. Com essas prováveis duas demissões, a "faxina" que Dilma promove na área deve derrubar 17 pessoas.
De acordo com a Folha de S.Paulo, emissários do ex-presidente Lula alertaram que ele está preocupado com a postura de Dilma. Ele teme que a presidenta fique isolada ao perder o apoio de parte da base aliada com as sucessivas demissões de quadros do PR, partido cujo homem-forte é o deputado Valdemar Costa Neto (SP), um dos réus do mensalão. Segundo a TV Record e a revista Veja, Valdemar despachava no próprio Ministério dos Transportes durante a gestão de Nascimento.
ADEUS, DILMA!
Os 15 que saíram ou foram demitidos até agora
-Alfredo Nascimento, ministro dos Transportes
-Mauro Barbosa, chefe de gabinete do ministério
-Luiz Tito Bonvini, assessor do Ministério
-Eduardo Lopes, assessor do ministério
-José Osmar Monte Rocha, secretário de controle interno do ministério
-Estevam Pedrosa, subsecretário do ministério
-Darci Michilis, secretário de Fomento do ministério
-José Francisco das Neves, o Juquinha, diretor da Valec
-Cleilson Gadelha Queiroz, gerente de licitações e contratos da Valec
-Pedro Ivan Guimarães Rogedo, assessor da Valec
-José Henrique Sadok de Sá, diretor-executivo do Dnit
-Frederico Dias, assessor do Dnit
-Mauro Sérgio Almeida Fatureto, coordenador do Dnit
-Luís Cláudio dos Santos Varejão, coordenador do Dnit
-Maria das Graças de Almeida, coordenadora do Fundo de Transportes
Devem sair também
-Luiz Antônio Pagot, diretor do Dnit, oficialmente em férias
-Hilderaldo Caron, diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit
Oposição quer convocar novo ministro dos Transportes