Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Dilma Rousseff é diplomada presidenta do Brasil

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Dilma Rousseff é diplomada presidenta do Brasil

Congresso em Foco

17/12/2010 18:02

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_38101" align="alignleft" width="300" caption="Dilma recebe do presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, o diploma como presidenta eleita do Brasil"]Dilma recebe do presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, o diploma como presidenta eleita do Brasil[/caption]

Rudolfo Lago

Foi um sentimento de "esperança e de ousadia" que levou um trabalhador à Presidência da República. E é esse mesmo sentimento que levou agora o povo a eleger pela primeira vez uma "mulher brasileira" para o cargo. Assim Dilma Rousseff classificou sua própria eleição, ao receber na sexta-feira (17) o diploma como nova presidenta, como prefere ser chamada, do Brasil.

Vestindo um terno azul com rosas vermelhas bordadas, Dilma recebeu das mãos do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Levandowski, o diploma que a declara vencedora das eleições presidenciais deste ano. Ao seu lado, o vice-presidente eleito, Michel Temer. Presentes à cerimônia, o presidente do Supremo, Cezar Peluso, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o presidente da Câmara (que substituiu Michel Temer), Marco Maia (PT-RS). O presidente Lula preferiu não participar da diplomação. Disse que não queria ofuscar Dilma num momento só dela. Lula, porém, receberá mais tarde Dilma e outros 400 convidados para um coquetel no Itamaraty.

Num discurso curto, Dilma iniciou falando sobre a "imensa emoção" que sentia naquele momento. Emoção não apenas pelo coroamento de sua trajetória política, mas especialmente por sua "posição como mulher brasileira". A presidenta comentou, então, sobre a "lisura e a confiabilidade" do processo eleitoral brasileiro, assinalando que o processo de voto eletrônico utilizado no Brasil é "uma invenção verde-amarela".

Para Dilma, sua eleição como a primeira mulher a exercer a Presidência no Brasil "rompe um preconceito". Dilma prometeu que seu governo se pautará por três princípios: "Honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis, governar para todos".

Dilma enumerou em seguida os setores aos quais dará mais atenção: educação para crianças e jovens, saúde pública, estabilidade econômica. Em meio às discussões que têm ocorrido nos últimos dias sobre as propostas de controle social da mídia, a presidenta incluiu entre seus compromissos: "Defenderei a liberdade de imprensa".

"Sei que há muitas expectativas. Sei da responsabilidade de substituir um governante como o presidente da República", disse ela. Para ter sucesso, Dilma pregou a necessidade de "união". "Conto com todas e todos. E todas e todos podem contar comigo", encerrou ela. 

O diploma recebido por Dilma traz a seguinte inscrição: "Pela vontade do povo brasileiro expressa nas unas em 31 de outubro de 2010 a candidata pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Vana Rousseff, foi eleita presidente da República Federativa do Brasil. Em testemunho desse fato a Justiça Eleitoral expediu o presente diploma que habilita a investidura do cargo no dia primeiro de janeiro de 2011, nos termos da Constituição"
 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Governo pede corte de R$ 3 bilhões no Orçamento

Lula se acha o máximo

Proteste contra o aumento para os parlamentares

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES