Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/12/2010 13:18
Renata Camargo
O projeto de decreto legislativo que aumento o salário de deputados e senadores para R$ 26,7 mil já está em debate no plenário da Câmara. Neste momento, os deputados discutem e apreciam o requerimento de urgência para colocar a proposta em votação antes de outros projetos. Para aprovar a urgência, é necessário o apoio de 257 deputados. 
Na manhã de hoje (15), a Mesa Diretora da Câmara se reuniu para discutir, entre outras coisas, o aumento salarial dos congressistas. O tema não chegou a ser debatido na reunião, acabou indo direto ao plenário da Casa, com o aval dos membros da Mesa.
Segundo o projeto, os subsídios dos membros do Congresso Nacional, do Presidente e Vice-Presidente da República e dos Ministros de Estados serão equiparados ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), fixado atualmente em R$ 26.723. O salário dos ministros do STF é considerado o teto do funcionalismo.
Os defensores do projeto consideram que a proposta garante isonomia nos salários dos três Poderes. A proposta, no entanto, não tem consenso. Há pouco, deputados do Psol e do PSB se manifestaram contra a proposta. 
Para a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), o projeto é um "verdadeiro absurdo" que fere o "interesse público" e trai o "interesse popular".
"Nós, parlamentares, não podemos deliberar em nome do próprio interesse contra o interesse público. Esse projeto é um absurdo", disse exaltada na tribuna. "Eu recomendaria aos meus colegas, se essa proposta for aprovada, que tirem os seus botons, porque vão sofrer agressães da população, que não aceita arbitrariedades contra o interesse público. É um desrespeito essa medida sem transparência e sem lógica para justificar esse aumento", completou.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime