Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/10/2010 11:06
Edson Sardinha
Pesquisa Vox Populi divulgada hoje (19) pelo portal iG indica que cresceu de oito para 12 pontos percentuais a vantagem da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, sobre o tucano José Serra em relação a levantamento feito na semana passada.  
De acordo com o Vox Populi, Dilma lidera com 51% das intenções de voto, enquanto Serra tem 39%. Indecisos somam 4% e 6% disseram que votarão em branco ou nulo.
Considerando-se apenas os votos válidos (excluindo-se os brancos, os nulos e os indecisos), a petista aparece com 57%, contra 43% do tucano. O Vox Populi ouviu  3 mil eleitores entre os dias 15 e 17. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. 
Na pesquisa realizada entre os dias 10 e 11, Dilma tinha 48% e Serra, 40%. Os votos brancos e nulos somavam 6%, e os indecisos, outros 6%. Nessa mesma sondagem, a ex-ministra da Casa Civil totalizava 54% dos votos válidos, e o ex-governador paulista, 46%. 
A pesquisa Vox Populi/iG tem o número 36193/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Voto religioso
O Vox Populi também analisou a distribuição das intenções de voto conforme a opção religiosa. Serra lidera entre os evangélicos, com 44%, enquanto Dilma tem 42%. A petista aparece na frente entre os católicos e os ateus. A petista tem 54% contra 37% do tucano entre os católicos praticantes. Entre os não praticantes, 55% declararam preferência pela ex-ministra, e 37% pelo ex-governador. Dilma tem 49% das intenções de voto entre os ateus, e Serra, 36%. 
A força do voto religioso tem esquentado a disputa eleitoral. Na semana passada, Dilma assinou uma carta de intenções com líderes religiosos, comprometendo-se, entre outras coisas, a não propor a descriminalização do aborto. Os tucanos acusam a petista de ter mudado de discurso em relação ao assunto desde que se lançou candidata. 
A pesquisa também mostra que 89% dos entrevistados declararam que estão decididos a não mudar de voto. Outros 9% afirmaram que ainda podem mudar de candidato. Segundo o instituto, os eleitores da petista estão mais consolidados: 93% disseram que não trocam de candidato. Já entre os de Serra, esse índice é de 89%, segundo o Vox Populi.
Leia ainda:
Datafolha: Dilma, 54; Serra, 46% dos votos válidos 
Sensus aponta empate técnico entre Dilma e Serra 
Ibope: Dilma tem seis pontos de vantagem
Tags
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime