Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Como os senadores se saíram nas urnas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Como os senadores se saíram nas urnas

Congresso em Foco

4/10/2010 3:11

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Sylvio Costa 

Um total de 49 senadores disputaram as eleições. Desses, 29 tentaram a reeleição e 16 (55%) já estão reeleitos.

Apesar do número expressivo – superior aos nove reeleitos de 1994 e aos 14 de 2002, as duas últimas eleições em que o Senado renovou dois terços de suas bancadas -, alguns dos senadores mais influentes estarão longe do Congresso a partir de fevereiro de 2011, quando se iniciará a nova legislatura.

Os estragos foram mais significativos na oposição. As urnas frustraram a tentativa de reeleição de vários dos principais nomes da oposição, como Tasso Jereissati (PSDB-CE), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Heráclito Fortes (DEM-PI), Marco Maciel (DEM-PE) e Efraim Morais (DEM-PB). Também tiram do Congresso outros dois candidatos derrotados à reeleição, Romeu Tuma (PTB-SP) e Mão Santa (PSC-PI).

Vinte parlamentares que hoje exercem mandato no Senado concorreram a outros cargos.

Quatro deles tiraram a sorte grande. Saíram do primeiro turno eleitos governadores: Raimundo Colombo (DEM-SC), Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Tião Viana (PT-AC) e Renato Casagrande (PSB), este com a maior votação proporcional no Brasil.

O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) disputará o segundo turno.

Todos os demais senadores que tentaram voos mais altos não obtiveram vitória nas urnas. A senadora Marina Silva (PV), apesar da excepcional e surpreendente votação, que contribuiu para levar a definição da disputa presidencial para o segundo turno, ficará sem mandato nos próximos anos.

Outros dois senadores – Aloizio Mercadante (PT-SP) e Hélio Costa (PMDB-MG) – foram derrotados na disputa para os governos estaduais e também ficarão sem mandato a partir de 2011. Os senadores Alfredo Nascimento (PR-AM), Fernando Collor (PTB-AL), Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE) e João Vicente Claudino (PTB-PI), igualmente frustrados na tentativa de se eleger governadores, têm a vantagem de possuir mais quatro anos de mandato.

Os senadores Almeida Lima (PMDB-SE), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Sérgio Guerra (PSDB-PE) se elegeram deputados federais. Patrícia Saboya (PDT-CE) conquistou um mandato de deputada estadual.

Outros quatro senadores perderam a eleição. Leomar Quintanilha (PMDB-TO), Adelmir Santana (DEM-DF) e Serys Slhessarenko (PT-MT), para a Câmara dos Deputados. José Nery (Psol-PA), para deputado estadual.

Leia também:

Tudo sobre os resultados das eleições

O que pensam os candidatos a senador

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Oito estados mais o DF terão segundo turno para governador

Governadores eleitos no primeiro turno

18 governadores já estão eleitos no primeiro turno

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES