Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Daqui a pouco, os presidenciáveis cara a cara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Daqui a pouco, os presidenciáveis cara a cara

Congresso em Foco

5/8/2010 19:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rudolfo Lago

Para alguns analistas, será o primeiro grande teste de Dilma Rousseff, do PT. A primeira vez em que ela terá de ser rápida e espontânea, sem ter o presidente Lula por trás para ampará-la. No momento em que ela aparece dez pontos a frente de José Serra, do PSDB, de acordom com a última pesquisa CNT/Sensus, poderá ser um momento decisivo. Caso se saia bem, é a grande chance de consolidar sua liderança. Para Serra, em contrapartida, pode ser a grande chance de aproveitar sua experiência de várias eleições para mostrar mais consistência e reverter a desvantagem que tem para Dilma. Para Marina Silva, a possibilidade de diferenciar seu discurso e romper o patamar dos 10%, máximo que tem conseguido nas pesquisas. Finalmente, para Plínio de Arruda Sampaio, do Psol, a vantagem de debater com os grandes, privilégio que só ele, entre os candidatos ditos nanicos, terá. Com o primeiro debate entre os presidenciáveis, daqui a pouco, a partir das 10h, na Band, pode-se dizer que a campanha presidencial começará de fato.

Será um longo debate. No total, duas horas e meia, divididas em cinco blocos. O mediador será o jornalista Ricardo Boechat. Com relação ao debate de 2006, haverá uma rodada a mais de perguntas de "candidato para candidato". A intenção, dizem os produtores do debate, foi dar mais tempo aos candidatos para a exposição de suas ideias. "Esse debate oferecerá mais conteúdo ao telespectador, terá um índice de utilidade maior do que nos anos anteriores", avalia o diretor nacional de jornalismo da Band, Fernando Mitre. O Congresso em Foco acompanhará on-line o debate. Durante os blocos, será possível acompanhar os principais momentos pelo Twitter. Após cada bloco, entrará no site matéria resumo do que se passou. A partir das 6h de amanhã, matéria consolidada com a avaliação de tudo o que aconteceu.

Divisão dos blocos

O debate será dividido da seguinte forma. No primeiro bloco, os candidatos responderão a uma mesma pergunta sugerida por internauta. Pelo sorteio feito, caberá a Plínio de Arruda Sampaio responderá primeiro, seguido de Marina, Dilma e Serra. No mesmo bloco, haverá a primeira rodada de perguntas de candidato para candidato. O primeiro a perguntar será Serra, depois Marina, Plínio e Dilma. O segundo e o terceiro blocos serão somente de perguntas de candidato para candidato. No segundo bloco, a ordem será Serra, Plínio, Marina e Dilma. No terceiro, Marina, Dilma, Serra e Plínio. No quarto bloco, os presidenciáveis responderão a perguntas dos jornalistas José Paulo de Andrade e Joelmir Beting, na seguinte ordem: Dilma, Serra, Marina e Plínio. os jornalistas farão a pergunta para um candidato e escolherão outro para comentar a resposta. No quinto bloco, os candidatos fazem suas considerações finais. A ordem será: Marina, Dilma, Serra e Plínio.

Dilma Rousseff comemorou o resultado. Ela será a última a responder em duas ocasiões nos blocos em que os candidatos fazem perguntas a outros candidatos. Significa que será dela, ao final do bloco, a palavra final. Serra terá essa prerrogativa uma vez, no primeiro bloco. Em três vezes, ele será o primeiro a responder, o que, em tese, pode torná-lo alvo maior das críticas dos demais. O que Dilma disser por último, nas vezes em que terá esse privilégio, não será contestado pelos candidatos.

 
A disposição dos candidatos no palco também foi definida por sorteio. Da esquerda para a direita: Serra, Marina, o mediador, Dilma e Plínio.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Eleição decidida na Justiça

Projeto aprovado quer que eleitor possa ser preso em véspera de eleição

Dilma abre dez pontos sobre Serra segundo CNT-Sensus

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PL 4.606/2019

Comissão do Senado debate projeto que proíbe alterar textos da Bíblia

2

Parentalidade

Erika Hilton quer ampliar licença-maternidade em famílias homoafetivas

3

Transferência

COP 30: Veja quando a capital do país foi transferida simbolicamente

4

Povos tradicionais

Câmara recebe projeto que amplia ensino técnico a povos tradicionais

5

Câmara

Projeto de Kim Kataguiri prevê inelegibilidade por apologia ao crime

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES