Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula pede que população responda Censo com seriedade

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula pede que população responda Censo com seriedade

Congresso em Foco

2/8/2010 10:19

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

O presidente Lula pediu nesta segunda-feira (2) que a população responda com "seriedade" às perguntas feitas pela equipe do Censo 2010. Em seu programa Café com o presidente, Lula afirmou que o censo é "uma fotografia do país", que revela a situação socioeconômica do Brasil, e que, portanto, deve ser respondido com responsabilidade.

"O Censo é uma fotografia do país, da situação socioeconômica do país, da situação social do país, da evolução da sociedade brasileira", disse Lula. "Quando chegar o pesquisador do IBGE, por favor, responda com a maior sinceridade, com a maior verdade absoluta. Se puder, ofereça até um cafezinho para o companheiro. Cada palavra sua é que vai dar o retrato fiel do que será o país daqui a uns dois anos, quando estiver tudo elaborado, tudo pronto e for divulgado."

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, também participou do programa de hoje. Segundo ele, o censo é a única pesquisa feita em todos os 5.565 municípios brasileiros. Paulo Bernardo alerta que o resultado da pesquisa é base para os governos federal, estaduais e municipais planejarem políticas públicas. "As empresas, as academias, universidades, institutos de pesquisa, quando vão fazer estudos sobre a realidade brasileira, trabalham com dados do Censo. Então, é fundamental ajudar, respondendo corretamente as perguntas que são feitas", disse Paulo Bernardo.

O Censo 2010 começou a ser realizado neste domingo (1) e vai até o dia 31 de outubro. A equipe do levantamento deve ir a todas as residências no país. O recenseador não pede documento e, ao final da pesquisa, vale o que o morador responder. "No fim nós vamos fazer uma tabulação de todos os resultados. As informações são absolutamente confidenciais, não pode divulgar informação de ninguém", disse o ministro.

Inovação tecnológica

Em seu programa, Lula falou também da recente medida provisória assinada pelo governo. A MP 497, prevê a redução de impostos para empresas que investirem em inovação tecnológica. Lula afirmou que conta com a adesão dos empresários às novas regras e pediu empenho para o Brasil ficar mais competitivo.

"Nós precisamos ficar mais competitivos, melhorar a qualidade dos nossos produtos, baratear a qualidade dos nossos produtos e isso, obviamente, está ligado à inovação", disse Lula. O presidente lembrou que, com a medida, o Brasil passa a ser o segundo país que mais promove incentivos fiscais no setor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, que também participou do programa, disse que "é muito importante que os empresários se arrisquem mais". O ministro afirmou que muitos pesquisadores têm capacidade de ajudar os empresários nessa busca por inovação tecnológica. "A nova medida provisória, ela permite que, mesmo que o produto desenvolvido aqui custe um pouco mais caro, ele possa ganhar uma licitação. Com isso, nós temos hoje no Brasil um leque de apoio do governo para que as empresas sejam estimuladas", disse Rezende.

Ouça aqui o programa Café com o Presidente

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Nos jornais: Berzoini diz ter pedido apuração de dossiê

Senadores e ministros discutem base de apoio a Dilma

Correios dão posse amanhã a presidente e diretores

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Bebida Adulteradas

Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas

2

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

3

Denúncia

"Petista não é bem-vindo": deputado aciona MP por cartaz em comércio

4

Boletim Focus

Mercado reduz projeção da inflação para 2025 e 2026

5

AGENDA DO PRESIDENTE

Lula abre conferência nacional de mulheres e prestigia posse de Fachin

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES