Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/6/2010 10:21
Fábio Góis
O domingo de Copa do Mundo não poderia ficar sem humor aqui neste site. Diante do aborrecimento de nosso técnico-capitão, mesmo no frescor Da Vitoria, e na iminência do acirramento de uma disputa eleitoral que só finda em outubro, rir é recomendação médica. Nesse caso, cai como uma luva o terceiro episódio da saga "Isla presidencial", do site anarco-político venezuelano El Chiguire Bipolar ("a capivara bipolar"), em que nossos hermanos chefes de Estado são divertidamente enfocados durante um naufrágio.
Depois da caipirinha do presidente Lula e do romance ideológico entre os presidentes Hugo Chávez (Venezuela) e Evo Morales (Bolívia), no primeiro episódio, a animação politizada continua com a pesca sonolenta em que Obama surge em cena para estancar a verborragia do desafeto venezuelano.
A queda não metafórica de Chávez, no episódio "La pesca", prenuncia a terceira parte, "La balsa". Logo no início deste episódio, um Obama "aborígene" acaba de acertar o presidente da Venezuela com uma zarabatana paralisante, acionada com um sopro do alto de um coqueiro. Executada a tarefa, ele assobia e uma nuvem de insetos voadores o envolve em uma espécie de casulo, levando-o ao nível do mar em ação a la Indiana Jones.
Uma semana depois, o mesmo coqueiro em que Obama praticou o "atentado" recebe golpes que o levam ao chão: os "mandataris inoperatus" querem transformá-lo numa embarcação e assim deixar a ilha deserta. Novo naufrágio se anuncia, obviamente. Mas a desdita é estendida a todos, no melhor estilo democracia chavista. "Essa balsa é um direito de todos que estamos nesta ilha. Ou vamos todos, ou não sai nada!", brada em tom imperial o caudilho bolivariano.
Com água até pescoço - à exceção de um hilário Evo Morales em sua bóia de cavalinho, os presidentes se igualam no nível da inaptidão. Já em terra firme - Lula devidamente nu e com uma tarja preta na região, digamos, do Mercosul -, uma ainda mais patética partida de futebol define quem deixa e quem fica na ilha. A narração do rei espanhol Juan Carlos I, que já havia mandado Chávez se calar, e os goles de Lula em uma garrafa de não-sei-o-quê são imperdíveis.
Ao vídeo, entonces:
Confira o vídeo completo, com trailer estilo Hollywood, dos dois primeiros
episódios, com a mesma dose do humor sarcástico da trupe "El Chiguire":
Temas
EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL
Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca
Tributação Financeira
Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado