Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Paulo Roberto responderá por quebra de decoro

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Paulo Roberto responderá por quebra de decoro

Congresso em Foco

8/6/2010 16:28

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37588" align="alignleft" width="300" caption="Conselho de Ética abre processo contra Paulo Roberto por quebra de decoro"]Conselho de Ética abre processo contra Paulo Roberto por quebra de decoro[/caption]

Mário Coelho

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara instaurou nesta terça-feira (8) processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Paulo Roberto Pereira (PTB-RS). Na sessão do colegiado, que contou com a presença de apenas quatro parlamentares, também definiu o tucano Urzeni Rocha (RR) como relator do caso. Ele tem 90 dias, contados a partir de hoje, para apresentar seu parecer. O prazo pode ser renovado por igual período.

O presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PDT-BA), afirmou que conversou com parlamentares para poder indicar o relator. Alguns demonstraram interesse, outros foram relutantes, mas disseram que assumiriam a tarefa "como uma missão". Segundo o pedetista, outro deputado que se ofereceu para ser o relator foi Chico Alencar (PSol-RJ). Porém, como o deputado fluminense já foi relator de outro caso, ele preferiu indicar o tucano. "Ele não faz parte da mesma base que o deputado acusado, é de um estado bem distante", justificou Araújo.

O prazo para apresentação do relatório sobre quebra de decoro é contado em dias corridos, incluindo também na conta o recesso parlamentar. O primeiro passo, de acordo com o presidente do Conselho, é notificar Paulo Roberto. O parlamentar gaúcho apresentou um atestado odontológico que prevê seu afastamento das funções até 21 de junho. "Vamos tentar notifica-lo antes de terminar o atestado", afirmou Araújo. A partir da notificação, o investigado tem o prazo de cinco sessões ordinárias para apresentar sua defesa.

O petebista é acusado de reter salários de servidores de seu gabinete. As irregularidades foram descobertas pela comissão de sindicância instalada para apurar a venda de passagens aéreas da cota parlamentar, prática denunciada com exclusividade pelo Congresso em Foco. A comissão apontou indícios de que Paulo Roberto empregou em seu gabinete dois funcionários-fantasmas que recebiam vencimentos sem efetivamente trabalhar.

A instauração do processo era para ter acontecido na semana passada. Porém, o presidente do Conselho achou melhor transferir para hoje por conta do baixo quorum. Na oportunidade, apenas seis parlamentares compareceram à reunião, número maior do que sessão desta terça-feira.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Código Florestal: relator dá mais poder aos estados

STF arquiva inquérito contra Jucá

Aldo Rebelo dispensa pequenos de reserva legal

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES